Tira Dúvidas do PIX: Entenda como funciona transação para empresas

O PIX, nova solução de pagamentos do Banco Central começou a operar em novembro do ano passado e por ser um serviço recente ainda gera dúvidas. Ao longo desta matéria você poderá tirar as principais dúvidas sobre o PIX para empresas.

Tira Dúvidas do PIX: Entenda como funciona transação para empresas
Tira Dúvidas do PIX: Entenda como funciona transação para empresas (Imagem Google)

O que é o PIX

O PIX permite pagamentos e transferências em tempo real, e funciona todos os dias da semana em qualquer horário e para todas as instituições financeiras.

A solução de pagamentos, permite transferências entre pessoas físicas e jurídicas e o processo é infinitamente mais rápido que o TED e o DOC. Em apenas 10 segundos o processo é concluído.

Como usar o novo sistema

O PIX pode ser encontrado dentro do aplicativo de seu banco ou instituição financeira e também em canais como internet banking e caixas eletrônicos.

Para fazer transferências e pagamentos, os usuários podem utilizar os dados da conta, da mesma forma que no TED ou DOC, QR Code e também as chaves PIX.

Chaves PIX

As chaves são uma espécie de apelido utilizados para identificar a conta de uma pessoa nas transações através da solução de pagamentos. As chaves podem ser:

Elas podem ser cadastradas no aplicativo de sua instituição financeira.

Esse tipo de transação é seguro?

Com certeza. Todas as transações realizadas possuem as mesmas medidas de segurança já utilizadas nas transações de TED e DOC, por exemplo.

Vantagens para empresas

Custo do PIX para empresas

A tarifação para empresas com exceção dos MEIs, fica a cargo das instituições financeiras.

Como receber através do PIX

Como pagar

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile