TJ MG anuncia novidades para concurso público em 2021

Serão dois concursos públicos em 2021, um para juiz e outro para pessoal de apoio. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já delibera sobre os editais e a banca organizadora das seleções.

TJ MG anuncia novidades para concurso público em 2021
TJ MG anuncia novidades para concurso público em 2021 (Imagem/Reprodução: Google)

Em nota, divulgada pelo o Centro de Imprensa, o TJ MG afirmou que o processo está na etapa de operacionalização das seleções.

“Depois da deliberação do presidente determinando a realização do concurso tanto para juiz substituto quanto servidores, a Escola Judicial Desembargador Fernandes irá dar sequência à elaboração dos editais e contratação da empresa que irá operacionalizar o certame”, disse o Tribunal de justiça em nota.

Concursos públicos 2021 do TJ MG

Como o processo seletivo ainda está em fase de elaboração, ainda deve ser realizado um levantamento de vagas a serem disponibilizadas nos processos seletivos.

Ou seja, o número exato de vagas ainda não é conhecido.

“O presidente deliberou a realização dos dois concursos. Não é estudos. Agora a fase é operacionalização. Quanto às vagas, os números estão sendo fechados”, afirmou o TJ na nota.

O que já se sabe é que os concursos públicos do Tribunal de Justiça serão para nível médio e superior.

E devem preencher os cargos de juiz substituto e para área de apoio, que corresponde aos cargos de oficial e analista judiciário.

A expectativa é de que o edital seja publicado ainda em 2021 e as nomeações aconteçam em 2022.

Conheça os cargos que estarão disponíveis nos concursos públicos 2021 do TJ MG

Juiz Substituto: Segundo o JusBrasil, todo juiz inicia sua carreira no cargo de juiz substituto e passa a juiz de primeira instância ao ser promovido.

Esse profissional atua na ausência de um juiz titular.

Mas também ao lado dele, para adquirir a experiência necessária ao trabalho. Geralmente ele acaba atuando com outros magistrados da divisão territorial.

Oficial: Tem em média uma jornada de 40 horas semanais. É o profissional responsável por intimações, reintegração de posse e outras funções.

Analista Judiciário: Atua realizando diligencias, como ordem intimações, prisões, penhora, entre outras. Também pode atuar nas áreas de psicologia ou serviço social, quando a colocação estiver disponível e ele tiver a formação desejada.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.