Como conseguir bolsa de estudos de 50% ou 100% pelo ProUni 2021?

As inscrições para o ProUni 2021 já estão abertas e vão até a próxima sexta-feira, 15. O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos aos estudantes brasileiros ou naturalizados.

Como conseguir bolsa de estudos de 50% ou 100% pelo ProUni 2021?
Como conseguir bolsa de estudos de 50% ou 100% pelo ProUni 2021? (Imagem/Reprodução: Google)

Atualmente o Brasil conta com 3 grandes formas de inserção de estudantes nas universidades de todo o Brasil. O Prouni 2021 é uma delas.

Por meio dele o estudante pode conseguir bolsas de 50% a 100% em instituições de nível superior particulares.

Como conseguir bolsas no ProUni 2021?

Os estudantes, como dito, podem conseguir bolsas que vão de 50% a 100%, desde que se enquadrem nos grupos.

Para as bolsas de 50%: Essas bolsas são concedidas aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. A seleção deve contemplar 85.167 bolsas parciais.

Tem direito a bolsa de 100%: Aqueles estudantes que têm renda mensal familiar bruta um salário mínimo e meio por pessoa. Estão disponíveis 76.855 bolsas integrais.

No caso de concessão de bolsa parcial, o estudante se responsabiliza pelo pagamento do valor restante do curso.

Além desses critérios específicos, os estudantes devem atender a alguns outros:

Também pode participar pessoa com deficiência (PcD). E professores públicos do quadro efetivo de funcionários, nesse caso, o critério de renda não se aplica, mas eles só poderão se inscrever para cursos da área de licenciatura.

 Passo a passo da inscrição PROUNI 2021

O estudante deve acessar o portal Programa Universidade Para Todos e clicar em “Fazer a inscrição”. Então, ele deve inserir seu CPF, número de inscrição e Senha do Enem 2019.

Com as informações pessoais confirmadas, elas devem aparecer na tela após a inserção dos dados, o estudante deverá responder ao questionário socioeconômico. O último passo é a escolha de dois cursos que o estudante deseja ingressar.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile