Na disputa pela Câmara, deputados sugerem VOLTA do auxílio emergencial em 2021

Auxílio emergencial vira alvo na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Nas últimas semanas, os parlamentares passaram a reforçar suas articulações para definir o novo chefe da casa. Após lançar sua candidatura, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), afirmou ter o interesse de votar em defesa a permanência do coronavoucher.

Na disputa pela Câmara, deputados sugerem VOLTA do auxílio emergencial em 2021 (Imagem: Google)
Na disputa pela Câmara, deputados sugerem VOLTA do auxílio emergencial em 2021 (Imagem: Google)

Manter ou não o auxílio emergencial é uma questão que depende não só do presidente Jair Bolsonaro, mas também de toda a equipe de parlamentares.

Os deputados têm como uma de suas atividades avaliar a implementação de projetos em nível federal. Com a presidência da Câmara em andamento, a pauta voltou a ser debatida.

Possível novo presidente quer manter o auxílio emergencial

Com o lançamento de sua candidatura, o parlamentar Baleia Rossi (MDB-SP) informou ter o interesse de manter o auxílio emergencial ao longo de 2021.

Ele afirma que a decisão deve ser considerada assunto central na câmara, tendo em vista que deve resultar no fim da fome para milhares de brasileiros.

É importante voltarmos a debater a nossa pauta, votando reformas importantes. E voltar a debater o auxílio emergencial. A pandemia não acabou, e milhões deixarão de receber o benefício. Entendo que temos de buscar uma solução: ou aumentando o Bolsa Família ou buscando, de novo, o auxílio emergencial aos mais vulneráveis”, afirmou eu seu discurso de lançamento de campanha.

O gestor reforçou ainda que deverá atuar fortemente na fiscalização dos poderes executivos e legislativos, pontuando o interesse de priorizar a ciência na resolução do combate ao novo coronavírus.

Nós temos o dever de fiscalizar e acompanhar as ações do Executivo. Exatamente por isso, a Câmara dos Deputados não pode ser submissa. Se for submissa, não fiscaliza e não acompanha”, avaliou.

Sobre as eleições na Câmara dos Deputados

A candidatura de Rossi traz consigo cerca de 260 ao seu favor, uma vez que é coligado com o os partidos MDB, PT, PSL, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Para ser eleito, ele deverá ter 257 votos no dia 1 de fevereiro, data selecionada para o fim das eleições.

Sob a pluralidade de partidos ao seu lado, Rossi pontuou que tais diferenças ideológicas fazem parte do processo de consolidação da democracia nacional, considerada por ele ameaçada.

Vivemos um momento histórico, sim, e vale esse registro porque, desde a redemocratização do nosso país, nós não tínhamos um movimento de união de partidos que pensasse diferente formando uma frente ampla”, frisou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.