Confira notas de corte do SISU para os cursos de medicina, direito e administração

O Sistema de Seleção Unificada deve abrir inscrições em abril de 2021, mas a expectativa dos estudantes já está grande desde já. Confira agora as notas de corte do SiSU em alguns dos cursos mais concorridos do país.

Confira notas de corte do SISU para os cursos de medicina, direito e administração
Confira notas de corte do SISU para os cursos de medicina, direito e administração (Imagem/Reprodução: Google)

nota de corte do SiSU não garante que o estudante conseguirá a vaga, mas ela é a menor nota que ele precisa ter conseguido alcançar para pode se inscrever no processo seletivo.

O Sistema de Seleção Unificada acaba gerando dois tipos de nota de corte, são eles:

Nota de corte parcial: É aquela que é calculada sempre ao final do dia, enquanto as inscrições estiverem abertas. Ela leva em consideração o “nível” dos candidatos que estão se inscrevendo naquele curso.

Nota de corte final: É a última nota de corte, calculada quando as inscrições são encerradas e não haverá mais oscilação entre o nível dos inscritos. Essa é de fato a nota considerada pelo Sistema e que acaba sendo o critério de seleção.

Nota de corte SiSU em Administração

A menos nota foi observada no Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí, que apresentou 570.33 na nota final. Já a maior foi 771.1 na Faculdade De Economia, Administração E Contabilidade De Ribeirão Preto – Fearp.

Nota de corte SiSU no curso de Direito

A menor nota de corte foi da Universidade Federal da Paraíba, 647.38 e a maior em todo o país foi 729.71, observada na Universidade Federal do Paraná.

Nota de corte SiSU no curso de Medicina

A menor nota de corte em medicina foi observada na Universidade Federal Rural Do Semi Árido, 769.73. Enquanto que a maior foi 901.5 na Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte.

Por que a nota de corte varia?

A explicação para esse fato está na própria explicação do que é a nota de corte. Como ela é calculada com base no nível dos estudantes que estão se candidatando naquele curso e naquela instituição, ela acaba sendo variável.

Ou seja, existe uma tendência de que as instituições públicas mais concorridas no SiSU, aquelas que são amplamente reconhecidas pela qualidade do ensino, tenham notas mais altas. Pois, as notas dos candidatos que se inscrevem nelas é maior.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.