O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou que prorrogou o prazo do licenciamento anual de 2020. Com a mudança, os contribuintes terão de fevereiro até abril de 2021 para regularizar o veículo, conforme o final da placa. Confira o calendário completo.
O motivo para a prorrogação, segundo o departamento, foi para dar tempo suficiente aos proprietários, de forma com que regularizem os veículos sem problema e aglomeração.
Os novos prazos para o licenciamento, conforme o final de paca, são:
- 0, 1 e 2 — até 27 de fevereiro de 2021
- 3, 4, 5 e 6 — até 31 de março de 2021
- 7, 8 e 9 — até 30 de abril de 2021
Licenciamento RJ 2020
O Detran-RJ informou que quase 2,6 milhões de pessoas já realizaram o licenciamento. Por outro lado, há mais de 193 mil que já quitaram as taxas, porém não fizeram o licenciamento.
“Lembramos também que quem não precisar de vistoria pode baixar o licenciamento pelo aplicativo Carteira Digital, sem sair de casa”, destaca o presidente do Detran, Adolfo Konder.
O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado gratuitamente nas lojas dos sistemas Android e Google Play. Além disso, o documento pode ser adquirido pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
No caso da versão digital do documento, tem validade em todo o território nacional. Ele substitui o documento obtido no Detran, com a possibilidade de acesso em até 5 dispositivos.
Quem preferir o documento em papel terá como imprimir a versão digital na própria casa. Dessa forma, basta apenas apresentar o material no momento da fiscalização.
O documento digital será permitido 24 horas após o pagamento da taxa da Guida de Recolhimento de Taxa (GRT) — disponível no site do Bradesco — e o seguro DPVAT.
Cabe destacar que o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV) está disponível apenas neste documento.
Este documento também é conhecido como documento de compra e venda ou Documento Único de Transferência, o antigo DUT. Esta identificação está na parte superior direita do documento.
Pelo aplicativo Carteira Digital, há um tutorial que explica como realizar o procedimento. Pelo programa, também é possível baixar a CNH Digital, que tem validade para todo o território nacional.