Saiba como consultar o processo do INSS usando apenas o seu CPF

Se você está com algum processo no INSS saiba que é possível consultar o andamento dele pela internet utilizando somente o seu CPF de forma simples e rápida. Saiba como.

Saiba como consultar o processo do INSS usando apenas o seu CPF (Imagem Google)

Seja em processos administrativos, que é quando o segurado está ainda pedindo a aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade, auxílio-reclusão e maternidade, e também em processos judiciais, ambos podem ser acessados pela internet.

Consultando um processo do INSS

Geralmente, os processos previdenciários são ajuizados na justiça federal, mas existem exceções quando o advogado ajuíza em uma justiça estadual em comarcas que não tem proximidade com Fóruns Federais.

Sempre solicite ao advogado responsável pela ação o andamento da mesma. Ao não informar, o profissional fica sob pena de cometer infração Ética por não informar o andamento do processo. Solicite também o número de seu processo.

Caso você não tenha o número do seu processo e não está conseguindo contatar seu advogado, entre primeiramente na justiça federal competente da cidade do seu domicílio.

Consultando pelo CPF

Em primeiro lugar acesse a sessão Judiciária de seu estado. Repare que  o termo “Consulta Processual”, está dividida entre “Varas Federais” e “Juizados Especiais”.

Juizados Especiais, ou JEF, podem ser ajuizadas as ações mesmo sem advogado, e os valores de causa são menores a 60 salários mínimos.

Não é aconselhável entrar sem um advogados, por conta de todas as questões técnicas que envolvem o direito previdenciário, mas isto é possível.

Se não encontrar, acesse o site do Tribunal de Justiça do seu estado, busque sua cidade e insira o número do seu cpf.

O Brasil possui 5 Tribunais Regionais Federais e cada um deles compete a um determinado numero de estados.

Divisão do TRF:

Como consultar processo do INSS

Para consultar seu processo, entre no site Meu INSS, clique em “Agendamentos / Requerimentos” e insira o nome completo, CPF, data de nascimento.

Pronto, agora confira as informações sobre seu processo.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile