Se você está com algum processo no INSS saiba que é possível consultar o andamento dele pela internet utilizando somente o seu CPF de forma simples e rápida. Saiba como.
Seja em processos administrativos, que é quando o segurado está ainda pedindo a aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade, auxílio-reclusão e maternidade, e também em processos judiciais, ambos podem ser acessados pela internet.
Consultando um processo do INSS
Geralmente, os processos previdenciários são ajuizados na justiça federal, mas existem exceções quando o advogado ajuíza em uma justiça estadual em comarcas que não tem proximidade com Fóruns Federais.
Sempre solicite ao advogado responsável pela ação o andamento da mesma. Ao não informar, o profissional fica sob pena de cometer infração Ética por não informar o andamento do processo. Solicite também o número de seu processo.
Caso você não tenha o número do seu processo e não está conseguindo contatar seu advogado, entre primeiramente na justiça federal competente da cidade do seu domicílio.
Consultando pelo CPF
Em primeiro lugar acesse a sessão Judiciária de seu estado. Repare que o termo “Consulta Processual”, está dividida entre “Varas Federais” e “Juizados Especiais”.
Juizados Especiais, ou JEF, podem ser ajuizadas as ações mesmo sem advogado, e os valores de causa são menores a 60 salários mínimos.
Não é aconselhável entrar sem um advogados, por conta de todas as questões técnicas que envolvem o direito previdenciário, mas isto é possível.
Se não encontrar, acesse o site do Tribunal de Justiça do seu estado, busque sua cidade e insira o número do seu cpf.
O Brasil possui 5 Tribunais Regionais Federais e cada um deles compete a um determinado numero de estados.
Divisão do TRF:
- Brasília (TRF 1ª Região),
- Rio de Janeiro (TRF 2ª Região),
- São Paulo (TRF 3ª Região),
- Porto Alegre (TRF 4ª Região)
- Recife (TRF 5ª Região)
Como consultar processo do INSS
Para consultar seu processo, entre no site Meu INSS, clique em “Agendamentos / Requerimentos” e insira o nome completo, CPF, data de nascimento.
Pronto, agora confira as informações sobre seu processo.