Bolsonaro NEGA 13º salário do Bolsa Família em 2020 e põe a culpa em Rodrigo Maia

Segurados do Bolsa Família não terão acesso a 13º salário e decisão gera clima de conflito no governo. Nessa última semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que não poderá conceder o benefício por decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Com o pagamento previsto para o fim deste mês, o abono natalino foi cancelado, mas os gestores pareceram não concordar com tal decisão.

Bolsonaro NEGA 13º salário do Bolsa Família em 2021 e põe a culpa em Rodrigo Maia (Imagem: Marcos Corrêa/PR)
Bolsonaro NEGA 13º salário do Bolsa Família em 2020 e põe a culpa em Rodrigo Maia (Imagem: Marcos Corrêa/PR)

A concessão de um 13º salário para os segurados do Bolsa Família era algo em debate desde o início do ano. Ainda ao longo do primeiro semestre, Bolsonaro se pronunciou contra a decisão, mesmo sendo o benefício uma ideia proposta por ele como promessa de campanha.

No entanto, devido aos gastos públicos voltou atrás alegando não poder custear a rodada extra.

“Você está reclamando do 13º do Bolsa Família, que não teve. Sabia que não teve este ano? Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP. Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da Câmara, que o Supremo agora não deu o direito de ele disputar a reeleição. Cobra dele”, explicou o presidente.

13° salário do Bolsa Família é culpa de Maia?

De acordo com ele, o motivo pelo qual o abono não será liberado diz respeito aos entraves no orçamento público, fomentados por Rodrigo Maia. Bolsonaro afirmou que a pauta foi solicitada para a avaliação do chefe da Câmara que recusou de imediato por gerar uma despesa de R$ 8 bilhões para a União.

Em resposta, Maia afirmou que as acusações eram falsas e que o chefe de estado jamais teria tido tal conversa com ele aprovando a proposta.

“Nunca imaginei que Bolsonaro fosse mentiroso. Foi pedido do governo, mas tem um projeto do deputado Darci de Matos [PSD-SC] criando o 13º. Posso votar amanhã [sexta-feira (17)], se ele quiser”, afirmou o presidente da Câmara.

Instabilidade política

Diante das acusações, Bolsonaro respondeu ao colega de trabalho em tom de desaprovação, deixando claro que há uma tensão entre os poderes.

“Vai mudar [sic] as Mesas da Câmara e do Senado, agora, em 1º de fevereiro. Já sofro críticas por isso, né? ‘Ah, não quero este cara’. Ô, cara, quem você quer? Vai e arranja 257 votos na Câmara e 41 votos no Senado para o teu candidato, para o seu cara, que você acha que é o bom. Eu estou, logicamente, acompanhando as eleições nas duas Casas. O que eu pretendo na Mesa da Câmara e do Senado? Eu converso com parlamentar, fui 28 anos parlamentar. Que alguém que vá para lá que não trave as pautas de interesse do Brasil, que bote em votação as matérias
“, disse Bolsonaro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.