A Caixa começou a fazer o pagamento do abono salarial PIS nesta semana, por meio da poupança digital Caixa. Nesta terça-feira (8), receberam os nascidos em julho e novembro que não possuem outro tipo de poupança ou conta corrente do banco e ainda sacaram o benefício.
Na semana passada, a Caixa anunciou o início dos pagamentos do abono na poupança digital, que pode ser acessada pelo aplicativo do Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, pela Caixa. E o PASEP para os funcionários públicos, pago pelo Banco do Brasil.
Pagamento do abono na poupança digital
Nascidos em:
- Julho, agosto, setembro, outubro e novembro: 8/12
- Dezembro: 15/12
- Janeiro e Fevereiro: 19/01
- Março e Abril: 11/02
- Maio e Junho: 17/03
Quem pode receber?
Podem receber o abono salarial, os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano anterior ao início do calendário.
Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício.
O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro.
Para quem tem conta na Caixa algo muda?
Aqueles que têm conta na Caixa não muda nada, o pagamento será feito por meio das contas que já existem e os valores podem ser movimentados com o cartão da conta, internet banking ou pelo aplicativo.
Recebem pelo app Caixa TEM, apenas aqueles que não possuem conta corrente no banco.
Qual o valor?
O valor varia de R$ 88 até R$1.045, de acordo com o tempo de trabalho.
E os Pasep muda?
Os beneficiários do Pasep continuarão recebendo o seu benefício pelo Banco do Brasil, sem ter relação com a Caixa ou com a conta digital deste banco.
Como saber se tenho direito?
Os beneficiários podem saber se possuem direito das seguintes formas:
PIS (trabalhador de empresa privada):
Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, no site (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”. Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).