Santa Catarina define VOLTA às aulas das universidades públicas para 2021; veja calendário

No início da semana, o MEC divulgou a data de volta às aulas das universidades públicas para 2021. Após isso, os responsáveis pelas instituições federais de Santa Catarina comentaram sobre a manutenção dos calendários próprios.

Santa Catarina define VOLTA às aulas das universidades públicas para 2021; veja calendário
Santa Catarina define VOLTA às aulas das universidades públicas para 2021; veja calendário (Imagem/Reprodução: Google)

No último dia 2 de dezembro o Ministério da Educação definiu uma nova data para a volta às aulas das universidades públicas para 2021, em todo o país.

Anteriormente o retorno estava programado para o dia 4 de janeiro. Mas muitos reitores protestaram já que o contexto de cada local estava sendo ignorado.

Agora, os governos locais têm a liberdade de avaliar o retorno. E, se for necessário suspendê-lo, desde que o MEC seja avisado com 15 dias de antecedência.

Foi com base nisso que três instituições superiores de Santa Catarina falaram sobre o retorno às salas de aula.

Quatro das universidades e institutos federais do estado já definiram o retorno às atividades presenciais em 2021.

Volta às aulas na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou uma nota oficial em que fala sobre a volta às aulas na instituição. Na UFSC os estudantes retornarão para as salas de aula apenas em 22 de maio de 2021.

A instituição demonstrou entender que voltar antes dessa data seria uma atitude precoce que traria uma grande exposição ao seu público.

Volta às aulas na UFFS

Das instituições que já se pronunciaram, a Universidade Federal da Fronteira Sul é a única que tem o calendário de retorno previsto para antes da data estabelecida pelo MEC.

De acordo com a universidade, a volta às aulas deve acontecer em 17 fevereiro de 2021.

Mas essa data ainda pode ser alterada pelo colegiado universitário na avaliação dos riscos de retorno.

Volta às aulas no IFSC

Em novembro o Instituto Federal de Santa Catarina já havia falado sobre a data do retorno, que agora será mantida.

Assim, a previsão é de que os estudantes de equipe educacional retornem em abril de 2021.

Volta às aulas no IFC

O IFC demonstrou preocupação quanto a data definida pelo MEC. Já que não há previsão de imunização da população brasileira e retornar as atividades sem isso pode gerar riscos à saúde.

O Instituto Federal Catarinense não informou uma data para o retorno. Contudo, disse que as aulas do semestre letivo 2020.2 devem ser encerradas em 19 de março e seguirão remotamente até lá.

Fique de olho na editoria de Carreiras do  FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.