13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas!

Em tempos de crise econômica, pagamento do 13º salário requer cautela dos brasileiros. Ao longo das próximas semanas, milhares de trabalhadores estarão recebendo o abono de natal. Normalmente o benefício é utilizado para aquisições extras ou até mesmo fomentar a poupança. No entanto, este ano será preciso tomar cuidado para evitar desperdícios. No texto abaixo, saiba como gastar seu dinheiro de forma consciente.

13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas! (Imagem: Google)
13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas! (Imagem: Google)

O 13º salário é um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores. Por meio dele, a população consegue ter acesso a um pagamento duplo no mês de dezembro.

Seu valor final varia de acordo com a faixa salarial e também com o tempo de serviço prestado, mas tem como base o atual piso nacional de R$ 1.045.

Atenção as dívidas

Para quem está com boletos em aberto, o abono de natal deve ser visto como uma oportunidade para quitação de tais contas. Nesse caso, recomenda-se que o cidadão utilize a quantia para sanar todos os débitos e assim evite ter o nome sujo.

Atualização do cartão de crédito

Outra medida que também pode ajudar na finança é a antecipação ou redução das parcelas do cartão de crédito. Isso permitirá que você comece o ano de 2021 com o orçamento mais aliviado e não precise destinar parte significativa do salário para pagar serviços já utilizados em 2020.

Criar um teto de gastos

Quanto maior a quantia em caixa, mais tende-se a gastar. Evite utilizar todo o décimo com despesas ou compras vistas como desnecessárias. O ideal para isso é criar um teto de gastos e assim você saberá o limite do valor recebido que poderá ser desperdiçado. A quantia restante deixe reservada em sua poupança para possíveis emergências.

Despesas tributárias

Outra oportunidade para usar o décimo é para pagar os impostos. Com o fim do ano significa que novas cobranças referentes ao IPVA e ao IPTU virão, se você já tiver a quantia em mãos poderá ajudar a respirar mais aliviado quando os carnês chegarem ao prazo de validade.

Material escolar

Por fim, recomenda-se ainda que para quem tem filhos o benefício seja utilizado na hora das compras escolares. Adquirir os produtos agora lhe custará um valor menor, já que ainda não é alta temporada para esse mercado. Ou seja, você pagará menos e já iniciará o ano com o planejamento organizado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.