Não movimentei meu FGTS, ainda posso receber saque emergencial? Entenda as regras

Segurados que não retiraram o saque emergencial ganham um novo prazo pela Caixa.  Na segunda-feira (30), encerrou-se o período de movimentação do FGTS pelo Caixa Tem. Os trabalhadores que não utilizaram a quantia para pagamentos ou transferências tiveram a mesma devolvida para seus fundos de garantia. No entanto, o banco liberou uma nova chance para utilização do benefício.

Não movimentei meu FGTS, ainda posso receber saque emergencial? Entenda as regras (Imagem: Reprodução Google)
Não movimentei meu FGTS, ainda posso receber saque emergencial? Entenda as regras (Imagem: Reprodução Google)

Se você recebeu o saque emergencial em sua conta do Caixa Tem, mas não utilizou a quantia, fique atento. Os valores foram retirados de sua poupança digital e devolvidos ao FGTS. No entanto, a Caixa Econômica está permitindo que uma nova e última solicitação seja feita.

Para quem ainda deseja acessar o benefício, o novo chamado deve ser realizado através do aplicativo do FGTS. Ao se conectar na plataforma utilizando o número do CPF, o cidadão deve selecionar a função ‘saque emergencial’ e informar que ainda deseja gastar a quantia.

A Caixa estará dando um prazo para que o benefício seja novamente enviado ao Caixa Tem e na sequência sacado ou transferido. O período final para o encerramento total do benefício será até o dia 31 de dezembro deste ano.

FGTS emergencial de R$1.045: calendário de pagamento e como sacar!

Regras para a solicitação

É válido ressaltar que a nova oportunidade só poderá ser concedida para quem não usufruiu de nada do saque emergencial. Apenas os trabalhadores que receberam os R$ 1.045 e não fizeram pagamentos, compras ou transações, sem mover o benefício no Caixa Tem, terão direito de ser contemplados.

Para os demais que gastaram parte da quantia, o valor restante ainda está disponível no aplicativo do Caixa Tem e pode ser utilizado a qualquer momento. Para saques é preciso que o montante seja transferido para uma instituição bancária de mesma titularidade.

Sobre a rentabilidade do FGTS

Por fim, no caso daqueles que estão em dúvida se vale ou não deixar o saque emergencial rendendo no fundo de garantia, a resposta é não.

Analistas afirmam que a se considerar o atual momento de forte crise financeira, retirar o FGTS pode ser uma forma de gerar poupança para lidar com um possível cenário de emergencial. Depois que o período da Caixa for encerrado, não será mais possível acessar o pagamento.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile