Segurados que não retiraram o saque emergencial ganham um novo prazo pela Caixa. Na segunda-feira (30), encerrou-se o período de movimentação do FGTS pelo Caixa Tem. Os trabalhadores que não utilizaram a quantia para pagamentos ou transferências tiveram a mesma devolvida para seus fundos de garantia. No entanto, o banco liberou uma nova chance para utilização do benefício.
Se você recebeu o saque emergencial em sua conta do Caixa Tem, mas não utilizou a quantia, fique atento. Os valores foram retirados de sua poupança digital e devolvidos ao FGTS. No entanto, a Caixa Econômica está permitindo que uma nova e última solicitação seja feita.
Para quem ainda deseja acessar o benefício, o novo chamado deve ser realizado através do aplicativo do FGTS. Ao se conectar na plataforma utilizando o número do CPF, o cidadão deve selecionar a função ‘saque emergencial’ e informar que ainda deseja gastar a quantia.
A Caixa estará dando um prazo para que o benefício seja novamente enviado ao Caixa Tem e na sequência sacado ou transferido. O período final para o encerramento total do benefício será até o dia 31 de dezembro deste ano.
Regras para a solicitação
É válido ressaltar que a nova oportunidade só poderá ser concedida para quem não usufruiu de nada do saque emergencial. Apenas os trabalhadores que receberam os R$ 1.045 e não fizeram pagamentos, compras ou transações, sem mover o benefício no Caixa Tem, terão direito de ser contemplados.
Para os demais que gastaram parte da quantia, o valor restante ainda está disponível no aplicativo do Caixa Tem e pode ser utilizado a qualquer momento. Para saques é preciso que o montante seja transferido para uma instituição bancária de mesma titularidade.
Sobre a rentabilidade do FGTS
Por fim, no caso daqueles que estão em dúvida se vale ou não deixar o saque emergencial rendendo no fundo de garantia, a resposta é não.
Analistas afirmam que a se considerar o atual momento de forte crise financeira, retirar o FGTS pode ser uma forma de gerar poupança para lidar com um possível cenário de emergencial. Depois que o período da Caixa for encerrado, não será mais possível acessar o pagamento.