Volta às aulas em SP: Pais pedem por retorno presencial das crianças em 2020

Pais pedirão judicialmente que as aulas presenciais, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino, retornem ainda nesse último mês de 2020. A volta às aulas em SP segue sem previsão e o ano letivo fica comprometido.

Volta às aulas em SP: Pais pedem por retorno presencial das crianças em 2020
Volta às aulas em SP: Pais pedem por retorno presencial das crianças em 2020 (Imagem/Reprodução: Google)

Em meio ao pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria, retomando a fase amarela em todo o estado por conta do aumento da quantidade de casos de Covid-19 no estado. Um grupo de pais e responsáveis pretende ir à justiça para pedir a volta às aulas em SP.

Volta às aulas em SP

Atualmente na cidade de São Paulo apenas o ensino médio está autorizado a ter aulas presenciais, desde o dia 3 de novembro.

E, os ensinos fundamental e médio podem frequentar os espaços escolares para participar de atividades extracurriculares. Como:

  • Atividades culturais,
  • Aulas de idiomas,
  • Esportes não coletivos,
  • Música,
  • Culinária,
  • Oficina de contos literários,
  • Teatro,
  • Recreação,
  • Reforço escolar e mais.

Pais pedem o retorno

Até o momento o documento feito por um grupo de pais pedindo a volta às aulas em SP ainda em 2020 já conta com 8 mil assinaturas.

Os representantes, cerca de 20 pessoas, desse movimento pretendem ir à justiça ainda essa semana para formalizar o pedido.

O grande questionamento feito por eles é sobre a manutenção de bares e restaurantes abertos.

Enquanto as escolas, que são um setor extremamente importante para a sociedade, seguem fechadas desde março.

A defesa pela abertura das escolas está baseada nas pesquisas que comprovaram que as crianças transmitem menos e sofrem bem menos os impactos do vírus.

Por que o ensino médio funciona e os demais níveis de educação não?

O que levou Bruno Covas, prefeito de São Paulo, a optar pela volta às aulas em SP para o ensino médio foi o fato de que esse grupo de estudantes está se preparando para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.

Então, privá-los de ter aulas presenciais poderia ser algo muito prejudicial e poderia até mesmo aumentar a evasão escolar.

Outro fato determinante a esse retorno é que a faixa etária desses alunos faz com que eles entendam melhor a necessidade de se manter as medidas de biossegurança e o distanciamento.

O que, no entender do governo municipal, é mais difícil para as crianças menores.

Siga acompanhando a nossa editoria de Carreiras no portal  FDR e tenha acesso a mais informações sobre educação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.