Os mais de 16 mil inscritos para participar do Revalida 2020, exame para validar diplomas de medicinas obtidos no exterior, já podem consultar o cartão de confirmação com informações como o número da inscrição, data, hora e local de prova teórica da 1ª fase do exame, que acontece em 6 de dezembro de 2020.
Entre os candidatos inscritos 51,8% (8.016 candidatos) são mulheres; 48,2% (7.466) são homens; 64,7% (10.720) são brasileiros; 16,3% (2.700) são cubanos.
A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Revalida.
Como consultar o cartão de confirmação?
O cartão de confirmação está disponível na página do Revalida, que pode ser acessada pelo site: http://revalida.inep.gov.br/revalida/. Porém, o inscrito deve ter, obrigatoriamente, o cadastro no portal do Governo Federal.
O login e a senha, são únicos para todos os serviços federais e necessários para o acompanhamento da situação da inscrição, assim como para ter acesso ao cartão de confirmação.
Para quem é feito o Revalida?
Revalida é a o nome simplificado do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior.
Um exame criado em 2011 e voltado aos profissionais médicos que se formaram no exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, que pretendem trabalhar com medicina aqui no Brasil.
Apesar da legislação prever o exame a cada 6 meses, não é realizado desde 2017.
Como será o Revalida 2020?
O Revalida é aplicado em duas etapas, uma teórica e outra prática.
A primeira etapa do exame será aplicado no Distrito Federal e em 13 capitais: Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campo Grande – MS, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio Branco – AC, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA e São Paulo – SP.
A prova teórica será dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser respondidos 100 itens objetivos. No período da tarde, 5 questões discursivas. Os candidatos devem acertar no mínimo 63 dos 100 itens da prova objetiva e 29 dos 50 pontos na prova discursiva.
1ª parte
- Abertura dos portões: 7h da manhã
- Fechamento dos portões: 7h45 da manhã
- Início da prova: 8h da manhã
- Finalização da prova: 13h da tarde
2ª parte
- Abertura dos portões: 14h30 da tarde
- Fechamento dos portões: 15h15 da tarde
- Início da prova: 15h30 da tarde
- Finalização da prova: 19h30 da noite
A 2ª fase será uma avaliação prática, porém, sem data definida. Quem for aprovado na fase anterior deverá realizar 10 anamneses (exames clínicos que visam o diagnostico com base nos sintomas do paciente).
A grande novidade da edição de 2020 é que, aquele profissional que for reprovado na 2ª fase terá o direito de participação na próxima aplicação do exame sem a necessidade de realizar a 1ª fase novamente.
Cronograma do Revalida 2020
- Prova teórica: 6 de dezembro
- Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
- Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro
- Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro