IRPF: Como saber se fui incluso no lote residual? Veja passo a passo para CONSULTA

A Receita Federal liberou na última segunda-feira (23), consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. Quase 200 mil contribuintes que caíram na malha fina do imposto e acertaram as contas com o Fisco, terão direito à receber o dinheiro. Segundo a Receita, o dinheiro será depositado no dia 30 de novembro e totaliza mais de R$ 399 milhões.

IRPF: Como saber se fui incluso no lote residual? Veja passo a passo para CONSULTA (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Desse total, R$ 143,88 milhões serão pagos a mais de 45 mil pessoas com 60 anos ou mais, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

A relação dos beneficiais está disponível no portal da Receita Federal no menu ‘Meu Imposto de Renda’. A consulta também pode ser feito no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) ou pelo telefone 146.

Para tirar a dúvida e verificar se não tem nenhuma pendência, será preciso ter o número dos recibos das últimas duas declarações entregues (por exemplo, 2020 e 2019), para criar o código que permite acessar as informações do e-CAC.

A Receita disponibiliza também, aplicativo para tablets e smartphones (Android e iOS) que facilitam a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal.

Consultas

Ao realizar a consulta do IRPF 2020, o contribuinte será informado:

  • que foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;
  • que a declaração está na “fila de restituição”, que significa que está tudo correto e basta aguardar a liberação dos valores nos próximos meses;
  • que a declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão, ou seja, pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte poderá revisá-la para ter certeza.

Dinheiro na conta

Após a liberação, a restituição será depositada na conta informada pelo contribuinte na declaração.

Quem informou a conta ou informou o número errado deve comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O contribuinte também poderá fazer o agendamento do pagamento através do Portal BB acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf.