Prazo para saque do FGTS emergencial será encerrado nos próximos dias. Os trabalhadores que ainda não retiraram o benefício de suas contas do Caixa Tem, devem ficar atentos. De acordo com o cronograma estipulado pela Caixa Econômica Federal as possibilidades de movimentação do dinheiro só serão autorizadas até o início da próxima semana.
A liberação do saque emergencial vem sendo realizada desde o mês de junho. O benefício foi criado como uma medida de contenção da crise econômica do covid-19.
Não sendo de caráter obrigatório, há muitos brasileiros que estão preferindo manter a quantia de R$ 1.045 tendo em vista a rentabilidade do FGTS.
Atenção a crise econômica
Com as variações econômicas e a baixa nas taxas básicas de juros (Selic), manter o benefício retido no fundo de garantia se tornou também uma opção de investimento.
Entretanto, analistas econômicos afirmam que para quem está com as contas apertadas ou corre o risco de passar por um momento financeiro mais delicado, deixar o benefício guardado não é uma boa decisão.
Como o prazo total de movimentação do FGTS emergencial no app Caixa Tem é até a próxima segunda-feira (30), economistas vem orientando os segurados a retirarem a quantia do fundo de garantia.
Isso porque, depois desse período não será mais possível acessar o valor. Dessa forma, sendo necessário, o cidadão não poderá mais usufruir de uma poupança emergencial.
Poupar é necessário
O recomendado para este momento de forte crise econômica e instabilidade financeira é que a população que vive com a base do salário mínimo saque o FGTS emergencial.
Mesmo aqueles que não precisam da quantia no momento, o valor pode ser guardado em uma conta poupança que lhe de acesso a saque quando necessário.
Exceto para quem já possui um valor reserva, nesse caso é viável resguardar a quantia no fundo de garantia, tendo em vista a segurança já obtida por outros recursos. Para esse grupo, manter o FGTS significa uma pequena parcela de rendimento que poderá ser gozada mais à frente.