SENAI oferece 300 BOLSAS GRATUITAS de estudos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do campus de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, está com oportunidades para mulheres, transgênero e cisgênero. São 300 vagas em cursos gratuitos para atuação nas áreas de Construção civil, Elétrica e Gestão. As oportunidades fazem parte do Programa de Qualificação Profissional Somos Parte da Mesma Energia. 

Senai oferece 300 bolsas de estudos, na Bahia, para mulheres trans e cis
Senai oferece 300 bolsas de estudos, na Bahia, para mulheres e trans (Imagem: Senai)

Assim, o programa tem a finalidade de desenvolver habilidades que possam formar mão de obra feminina e qualificada para o setor industrial. Desse modo, mulheres da região de Juazeiro e Petrolina, que possuem o interesse em atuar na área, podem se inscrever no programa. 

Mas, para participar, as candidatas precisam seguir os requisitos descritos no edital. Dessa forma, apenas mulheres cisgênero (cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento); E também mulheres transgênero (cuja identidade de gênero que lhe foi atribuída no nascimento foi a masculina, porém, possui uma identidade de gênero feminina), podem se candidatar.

Além disso, é exigido escolaridade mínima de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) completo.

Também é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da inscrição no programa. Aliás, 50% das vagas serão destinadas à mulheres autodeclaradas negras. 

Ademais, o processo seletivo se dará por avaliação documental comprobatória dos requisitos exigidos. 

Confira os cursos oferecidos pelo Senai (BA):

  • Auxiliar de Eletricista Montadora para Sistemas Fotovoltaicos (120 vagas);
  • Iniciação para Pedreira (100 vagas);
  • Iniciação para Carpinteira de Obras (20 vagas);
  • Iniciação para Armadora de Ferragens (20 vagas);
  • Auxiliar Administrativa (20);
  • Auxiliar de Controle de Qualidade (20 vagas)

Resultado e seleção do processo seletivo

O resultado do processo seletivo do Programa e Qualificação Profissional Somos Parte da Mesma Energia será divulgado a partir do dia 23 de novembro, no site http://www.fieb.org.br/senai/

A seleção será de acordo com a ordem de classificação geral, por ordem de inscrição, limitada conforme a quantidade de vagas que foi ofertada em cada curso, respectivamente.

Os cursos variam entre 24h, 60h e também 80h de duração, e as turmas variam entre os horários matutino, vespertino e noturno. Mais informações sobre o processo seletivo estão dispostas no edital, no site do Senai (BA). 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!