O primeiro turno das eleições 2020 já passou, e mais de 34 milhões de eleitores não compareceram às urnas, o que corresponde a 23,14% dos mais de 147 milhões de brasileiros aptos a votar. Pensando nisso, a dúvida que fica é a seguinte: é possível votar no segundo turno mesmo se faltar no primeiro?
E a resposta é: sim! O eleitor que não compareceu no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo turno das eleições 2020. O segundo turno está marcado para acontecer no dia 29 de novembro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno das eleições são independentes, então a falta em um deles não interfere na possibilidade de votar no outro.
Como justificar ausência?
É possível realizar a justificativa pelo Sistema Justifica ou entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral. É preciso apresentar um documento que comprove a ausência.
Quem não votar no segundo turno, que acontece em 29 de novembro, tem até 28 de janeiro para justificar ausência ou quitar multa.
App e-Título para justificar ausência
O e-Título é um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite o eleitor justificar a ausência no dia da eleição. O objetivo do órgão é facilitar a vida dos eleitores que não podem comparecer domingo (29) do segundo turno para votar.
Mas atenção, a justificativa de ausência só poderá ser feita nos dias da eleição. Ou seja, neste ano, será no dia 15 e 29 de novembro. E também só pode ser feita dentro do horário de 7h às 17h.
Como justificar o voto nas eleições 2020 pelo e-Título?
- Primeiramente, na tela inicial do aplicativo, você deve selecionar o campo “Mais opções”;
- Em seguida, basta selecionar a opção “justificativa de ausência;
- Logo após, é necessário selecionar o período eleitoral que deseja justificar. Em seguida, preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
- Por fim, adicione em anexo algum documento que comprove a sua justificativa;
Pronto!
Outras funções com o app e-Título
Além de poder justificar o voto pelo aplicativo, os eleitores também vão poder fazer outras coisas durante essas eleições pelo app.
O TSE liberou os eleitores de apresentarem o título de eleitor digital para votar este ano. Ou seja, quem, por ventura, perdeu o título pode votar apenas utilizando os dados contidos no aplicativo.