Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso?

Usuários do Caixa Tem questionam-se sobre nova função do aplicativo. Para quem está recebendo benefícios como o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS, instalar o aplicativo da conta digital administrada pela Caixa Econômica Federal se tornou algo indispensável. No entanto, ainda há muitas pessoas com dúvidas quanto a utilização da ferramenta, principalmente no que diz respeito ao DOC.

Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)
Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)

Se você é um dos usuários do Caixa Tem, fique atento. Os depósitos estão sendo realizados pela Caixa Econômica, mas é preciso saber administrar a plataforma.

Há muitas pessoas queixando-se da função DOC, afirmando que a mesma vem fazendo retiradas do app. É importante ressaltar que o procedimento não é um golpe e sim uma transição segura, feita pela instituição financeira.

O DOC do Caixa Tem nada mais é do que uma transferência automática onde o valor é enviado diretamente para a conta bancária principal do titular da plataforma digital.

Ele funciona da seguinte forma: ao receber seus benefícios o cidadão deve utiliza-lo temporariamente pelo app. No entanto, depois de um determinado período a quantia passa a ser enviada para a sua conta central.

É válido ressaltar que, ao se cadastrar pelo app o usuário informa, entre outras coisas, o número de sua conta bancária. Normalmente a transição é feita apenas para quem apresenta um outro vinculo bancário independentemente da instituição que seja.

Dessa forma, o DOC funciona como uma transição do correntista do Caixa Tem para ele mesmo só que em outro registro bancário.

Dessa forma é possível ficar tranquilo, pois sempre que for identificado um registro do DOC você deve aguardar um prazo de até 24h para conferir se o valor retirado caiu em seu extrato bancário.

Fraudes por meio do CPF

No entanto, infelizmente ainda há casos de fraudes feitas através da utilização do CPF. Nessa situação, normalmente o usuário tem o saque de seu benefício feito antecipadamente sem sua autorização.

Os criminosos que estão realizando tais golpes utilizam o número da documentação do cidadão para poder acessar a plataforma antes do mesmo e assim roubar o valor depositado.

Caso você seja vítima de um golpe o procedimento a se realizar é ir até uma agência bancária da Caixa e solicitar uma revisão dos saques e depósitos.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.