Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso?

Usuários do Caixa Tem questionam-se sobre nova função do aplicativo. Para quem está recebendo benefícios como o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS, instalar o aplicativo da conta digital administrada pela Caixa Econômica Federal se tornou algo indispensável. No entanto, ainda há muitas pessoas com dúvidas quanto a utilização da ferramenta, principalmente no que diz respeito ao DOC.

Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)
Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)

Se você é um dos usuários do Caixa Tem, fique atento. Os depósitos estão sendo realizados pela Caixa Econômica, mas é preciso saber administrar a plataforma.

Há muitas pessoas queixando-se da função DOC, afirmando que a mesma vem fazendo retiradas do app. É importante ressaltar que o procedimento não é um golpe e sim uma transição segura, feita pela instituição financeira.

O DOC do Caixa Tem nada mais é do que uma transferência automática onde o valor é enviado diretamente para a conta bancária principal do titular da plataforma digital.

Ele funciona da seguinte forma: ao receber seus benefícios o cidadão deve utiliza-lo temporariamente pelo app. No entanto, depois de um determinado período a quantia passa a ser enviada para a sua conta central.

É válido ressaltar que, ao se cadastrar pelo app o usuário informa, entre outras coisas, o número de sua conta bancária. Normalmente a transição é feita apenas para quem apresenta um outro vinculo bancário independentemente da instituição que seja.

Dessa forma, o DOC funciona como uma transição do correntista do Caixa Tem para ele mesmo só que em outro registro bancário.

Dessa forma é possível ficar tranquilo, pois sempre que for identificado um registro do DOC você deve aguardar um prazo de até 24h para conferir se o valor retirado caiu em seu extrato bancário.

Fraudes por meio do CPF

No entanto, infelizmente ainda há casos de fraudes feitas através da utilização do CPF. Nessa situação, normalmente o usuário tem o saque de seu benefício feito antecipadamente sem sua autorização.

Os criminosos que estão realizando tais golpes utilizam o número da documentação do cidadão para poder acessar a plataforma antes do mesmo e assim roubar o valor depositado.

Caso você seja vítima de um golpe o procedimento a se realizar é ir até uma agência bancária da Caixa e solicitar uma revisão dos saques e depósitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.