Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso?

Usuários do Caixa Tem questionam-se sobre nova função do aplicativo. Para quem está recebendo benefícios como o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS, instalar o aplicativo da conta digital administrada pela Caixa Econômica Federal se tornou algo indispensável. No entanto, ainda há muitas pessoas com dúvidas quanto a utilização da ferramenta, principalmente no que diz respeito ao DOC.

Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)
Caixa Tem autoriza transferência por DOC no auxílio emergencial e FGTS; afinal, o que é isso? (Imagem: Google)

Se você é um dos usuários do Caixa Tem, fique atento. Os depósitos estão sendo realizados pela Caixa Econômica, mas é preciso saber administrar a plataforma.

Há muitas pessoas queixando-se da função DOC, afirmando que a mesma vem fazendo retiradas do app. É importante ressaltar que o procedimento não é um golpe e sim uma transição segura, feita pela instituição financeira.

O DOC do Caixa Tem nada mais é do que uma transferência automática onde o valor é enviado diretamente para a conta bancária principal do titular da plataforma digital.

Ele funciona da seguinte forma: ao receber seus benefícios o cidadão deve utiliza-lo temporariamente pelo app. No entanto, depois de um determinado período a quantia passa a ser enviada para a sua conta central.

É válido ressaltar que, ao se cadastrar pelo app o usuário informa, entre outras coisas, o número de sua conta bancária. Normalmente a transição é feita apenas para quem apresenta um outro vinculo bancário independentemente da instituição que seja.

Dessa forma, o DOC funciona como uma transição do correntista do Caixa Tem para ele mesmo só que em outro registro bancário.

Dessa forma é possível ficar tranquilo, pois sempre que for identificado um registro do DOC você deve aguardar um prazo de até 24h para conferir se o valor retirado caiu em seu extrato bancário.

Fraudes por meio do CPF

No entanto, infelizmente ainda há casos de fraudes feitas através da utilização do CPF. Nessa situação, normalmente o usuário tem o saque de seu benefício feito antecipadamente sem sua autorização.

Os criminosos que estão realizando tais golpes utilizam o número da documentação do cidadão para poder acessar a plataforma antes do mesmo e assim roubar o valor depositado.

Caso você seja vítima de um golpe o procedimento a se realizar é ir até uma agência bancária da Caixa e solicitar uma revisão dos saques e depósitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA