O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai realizar uma “Operação Limpa Pátio” com um leilão em torno de 2,2 mil veículos apenas em Bauru. Cerca de 660 unidades serão vendidas à vista, sendo motos a partir de R$600,00 e automóveis a começar de R$1,5 mil, com direito a documentação e em plenas condições de uso. São veículos retirados das ruas pela Polícia Militar, em perímetro urbano.
Quais serão os dias que ocorrerão os leilões?
A previsão para os pregões ocorrer é nos dias 16 e 26 de novembro e outras quatro datas ainda serão divulgadas para dezembro. O Pátio Bauru vai ficar aberto para visitação nos dias 12, 13 (para o leilão do dia 16), 23 e 24 (para o leilão do dia 26), das 9h às 16h. Pessoas de todo o Brasil podem enviar seus lances, já que o leilão será online.
De todos os veículos dos leilões, em torno de 440, entre motos e carros, são voltados à venda por quilo para prensagem como sucata para reciclagem. Cerca de 1,1 mil serão vendidos para reaproveitamento de peças.
Todos poderão ser arrematados com valores abaixo da tabela comercial. Os dois primeiros pregões serão feitos sob a responsabilidade da Leilão Brasil e Lance Leilões, consecutivamente. Para o primeiro leilão (16), os lances estarão disponíveis a partir desta terça-feira (10), pelo site da Leilão Brasil. Já o do dia 26 será aberto a partir do dia 19 de novembro, pelo portal da Lance Leilões.
Sobre os leilões
Os leilões são feitos conforme a lei federal. Os veículos retidos por infração às leis de trânsito, como falta de licenciamento, estão sujeitos a ir ao certame, caso não sejam retirados pelos seus proprietários no prazo de 60 dias, exceto aqueles com pendências judiciais.
Antes de ir a leilão, o dono do veículo é notificado e recebe um prazo para reaver o bem. O aviso é efetuado através de um edital divulgado no Diário Oficial do Estado e no site do Detran-SP. Ao passar o prazo legal e não havendo manifestação do responsável, o veículo é relacionado para leilão.