O Cartão Cidadão é um documento que dá acesso facilitado aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas que não possuem conta na Caixa Econômica Federal. Entre os benefícios que podem ser depositados no cartão estão o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, seguro desemprego e Bolsa Família.
O cartão cidadão permite ainda acesso a saldos e extratos do FGTS, cotas ou rendimento do PIS, disponibilidade do abono salarial ou seguro desemprego, entre outros serviços.
Para acessá-los, é só entrar no site da Caixa ou no aplicativo do banco, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOs.
Como emitir a primeira via?
Pessoas que tiverem direito a algum benefício social e/ou trabalhista disponível para saque têm direito ao Cartão Cidadão.
Para emiti-lo, é preciso fazer uma solicitação presencial em uma das agências da Caixa ou entrar em contato com o banco através do telefone 0800-726-0207.
Com o cartão em mãos, é obrigatória a criação de uma senha, desde que a pessoa tenha também um documento de identificação com foto, podendo ser:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade ou modelo digital
- Carteira profissional (Exemplo: OAB, CRM, etc.)
- CTPS – modelo informatizado
- Carteira funcional
- Identidade militar
- Carteira de identidade de estrangeiros
- Passaporte.
Processo de emissão da 2ª via é o mesmo
O processo de solicitação da segunda via é idêntico ao processo da primeira, mas vale ressaltar que, em caso de esquecimento, perda ou troca do cartão, a pessoa ainda consegue acessar os benefícios com a senha criada e um documento de identificação, desde que seus dados cadastrais estejam sempre atualizados.
Em caso de esquecimento da senha, é só comparecer com documento oficial com foto em mãos a uma das agências da Caixa e fazer a solicitação de uma nova palavra chave secreta.
Por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Caixa instrui que, ao ir em uma das agências para atendimento presencial, o comparecimento seja feito sempre com o uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento social.