De acordo com a empresa de tecnologia Google a partir de um estudo feito online com 500 consumidores, a expectativa para que a categoria de cuidados pessoais seja importante este ano na Black Friday brasileira é alta.
Boas ofertas atraem o consumidor brasileiro na Black Friday
O estudo mostra que não há fidelidade de marca, e o mais importante é ser atraído por boas ofertas.
Para todas as categorias estudadas, mais de 50% deles disseram que trocariam de marca se encontrassem um preço mais baixo: Cuidados com o Bebê (70%), Farmácia (59%), Cuidados com a Casa (57%), Beleza (56%) e Cuidados Pessoais (55%).
“A baixa fidelidade do consumidor frente à promoções associada às mudanças de comportamento devido a pandemia, diminuição do poder de compra e alta expectativa com a Black Friday, fazem da data um momento de experimentação para as marcas e, consequentemente, ganho de penetração e market share”, afirma Marco Bebiano, diretor de negócios para bens de consumo, tecnologia e governo do Google Brasil.
Categorias mais populares na Black Friday
A pesquisa registrou que 47% pretendem comprar produtos como Vitaminas e Suplementos (29%) Desodorantes (25%), Cuidados Íntimos (23%) e Sabonetes (23%), Higiene Bucal (21%) e Lâminas de Barbear (20%).
Itens de beleza
A categoria de Beleza foi apontada por 37% dos entrevistados, ressaltando Perfumes (36%) e Maquiagem (25%). A lista dos produtos é completada por produtos para cuidar dos cabelos (23%), da pele e do corpo (18%), além de protetores solares (15%).
Itens de farmácia
As intenções por itens de Farmácias aparecem com índice elevado de intenção de compras de 31%. Produtos como Vitaminas (31%), Multivitamínicos (16%), remédios para Dores (15%) e Alergias (12%) estão entre os mais procurados.
Produtos novos do mercado incentivam as compras
O estudo registrou que a presença das marcas na data com estratégias de marketing e comunicação são reforçadas pelas principais motivações de compra para os consumidores: oportunidade de testar uma novidade do mercado.
Em um ano que a economia se encontra instável, as promoções se tornam mais relevantes do que nunca, e a Black Friday trará, além de bons preços, uma temporada de experimentação.