Cursinhos mudam conteúdo para vestibular do UFMS que não contará com nota do SiSU

Dias atrás a UFMS anunciou que em 2021 não teria ingresso por meio do SiSU, o que surpreendeu muitos estudantes. Tal anuncio fez com que muitos cursinhos focassem em assuntos mais pontuais para a realização do Vestibular 2021 da Universidade.

Cursinhos mudam conteúdo para vestibular do UFMS que não contará com nota do SiSU
Cursinhos mudam conteúdo para vestibular do UFMS que não contará com nota do SiSU (Imagem/Reprodução Google)

Duas questões levaram a adoção dessa medida: o adiamento do Enem, o que faz com que os semestres letivos sejam também atrasados, caso façam uso da nota do exame como ingresso. E o fato de que muitos estudantes não participarão do exame ou não se prepararam adequadamente.

Em 2021 para ingressar na UMFS o estudante precisará participar da prova do vestibular ou do Passe (Programa de Avaliação Seriada).

A utilização do Sistema de Seleção Unificada, pelo menos para o primeiro semestre letivo de 2021, está suspensa, como afirmou a instituição por meio de nota oficial:

“A adoção do Sisu para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a “normalidade” conquistada por todos estudantes, professores e técnicos da UFMS em 2020”.

 Reflexos da suspensão

Com a não utilização do SiSU, muitos estudantes foram impactados e se viram com um processo seletivo a menos para ingressar na instituição, como explica  Renilda Ferreira dos Santos, coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, ao Jornal Mídia Max:

“Eles ficaram bastante preocupados, pois é uma forma a menos de ingressar na universidade. Mas com essa nova realidade, vamos trabalhar ainda mais a fundo os conteúdos programáticos da UFMS, intensificar as matérias mais objetivas. Estamos trabalhando todos os perfis de provas, tanto o Enem, vestibular e Passe”.

Acontece que, com o SiSU, o estudante não precisa ir até o Mato Grosso do Sul fazer uma prova, ele pode estar em qualquer lugar do Brasil e se candidatar.

Com a retirada dessa forma de ingresso há, em certa medida, uma chance maior de o estudante mato-grossense ingressar na UFMS. Como afirmou o professor do cursinho Dom Bosco, Fernando:

 “Queremos muito que nossos alunos façam a UFMS. É mais bacana para o aluno daqui, porque o vestibular diminui a concorrência, pois o Sisu abre vagas para todo o país. Assim eles podem ingressar nos cursos mais concorridos por aqui”.

Fique bem informado sobre os vestibulares de todo o Brasil na seção Carreiras do Portal FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA