B3 altera o funcionamento após o fim do horário de verão nos EUA

Por conta do fim do horário de verão nos Estados Unidos, a B3 terá uma hora a mais de funcionamento para os investidores. A partir de hoje (3), o mercado de ações à vista funcionará na pré-abertura entre 9h45 e 10h. O horário de negociações será entre as 10h e 17h55. Por fim, o fechamento acontecerá entre as 17h55 às 18h.

Após o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a bolsa nacional altera o funcionamento
Após o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a bolsa nacional altera o funcionamento (Imagem: Stas Knop/Pexels)

Além dessa mudança, a bolsa brasileira anunciou novos horários de encerramento dos contratos futuros e de opções. Da mesma forma, as operações estruturadas referenciados em dólar comercial e dos contratos futuros referenciados nos Índices Bovespa (Ibovespa) e Brasil-50 (IBrX-50).

Para os contratos futuros de Ibovespa e o futuro mini de Ibovespa, a negociação será das 9h às 18h25, sendo que o call eletrônico acontecerá no fechamento. Para os juros de dólar, da mesma forma que o futuro mini de dólar, o horário será das 9h às 18h30.

O horário de verão

Pelos Estados Unidos, o horário de verão teve fim no dia 1º de novembro. Com a mudança do horário norte-americano, a diferença para a região sudeste, sul e centro-oeste fica em duas horas, em comparação ao horário de Nova York. Esta diferença voltará ao tempo anterior no dia 14 de março do ano que vem.

Já com relação ao Brasil, não há mais o horário de verão. Desde o ano passado, o governo nacional cancelou a mudança no tempo. Em média, este período durava 120 dias, entre os meses de outubro e fevereiro. O relógio era adiantado em uma hora em alguns estados do Brasil.

A proposta seria de proporcionar economia de energia, já que o escurecimento do dia aconteceria mais tarde. Por aproveitar mais tempo da luz natural solar, a pessoa gastaria menos energia em lâmpadas elétricas, por exemplo. Para os anos seguintes, ainda não se sabe se será mantido o horário ou não.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile