O INSS havia adiado o ponto facultativo da última quarta-feira (28) do dia do Servidor Público para sexta-feira (30), mas voltou atrás e repassou a folga para 23 de novembro. No entanto, os servidores terão o feriado na segunda-feira (02) em respeito ao Dia de Finados.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionou na última quarta-feira (28) no feriado do dia do Servidor público, com o intuito de ter um feriado prolongado começando a partir de ontem, sexta-feira (30), mas não seguiu esse decreto.
O ponto facultativo foi postergado pelo Ministério da Economia, em portaria publicada na terça-feira (27). Por esse motivo, as agências da Previdência Social funcionaram normalmente ontem.
Com o fechamento para o feriado das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social os serviços presenciais só retornarão na próxima terça-feira (03), após o feriado do Dia de Finados.
A paralisação ocorrerá, mesmo diante da pandemia de Covid-19 e uma enorme fila de espera para atendimento. Atualmente, o Instituto possui 1,8 milhão de pedidos para serem analisados, sendo a maioria de perícia médica, já que é o serviço mais atrasado após a greve dos médicos.
Em setembro o INSS tinha 790,3 mil requerimentos de segurados que aguardavam a realização da perícia médica. Grande parte (96,6%) é para o auxílio-doença e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, durante a segunda (26) e terça-feira (27), 20.908 segurados foram atendidos pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social.
O Instituto informou que mesmo as unidades estando fechadas nos próximos dias, os segurados poderão continuar usufruindo dos canais remotos de atendimento para tirar dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimentos presenciais.
Os atendimentos remotos acontecem pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone disponível pelo Instituto 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Sendo assim, nenhum segurado irá se prejudicar com o feriado prolongado.
No aplicativo, há a assistente virtual, a Helô, que esclarece as dúvidas dos cidadãos, como processos de requerimentos, atendimento nas agências, resultado de perícias médicas e auxílio-doença.