Senac e Prefeitura de Salvador oferecerão cursos gratuitos para pessoas de baixa renda

Em parceria com o Senac a prefeitura de Salvador, no estado da Bahia, irá oferecer capacitação profissional para população em situação de vulnerabilidade. Serão cursos gratuitos voltados para a área de gastronomia.

Senac e Prefeitura de Salvador oferecerão cursos gratuitos para pessoas de baixa renda
Senac e Prefeitura de Salvador oferecerão cursos gratuitos para pessoas de baixa renda (Imagem: Reprodução/Google)

A prefeitura de Salvado (BA) está com um programa intitulado “Recomeçar Sempre” que tem como objetivo ofertar cursos gratuitos a população mais carente do município. O projeto é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As aulas iniciarão a partir do dia 09 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima. Segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) as primeiras turmas serão formadas por um grupo já selecionado.

De acordo com o Sempre, o grupo se trata de um público prioritário com faixa etária entre 18 e 60 anos formado por:

  • Mulheres chefes de famílias;
  • Pessoas e famílias em situação de rua;
  • Beneficiários do auxílio moradia;
  • Indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (restaurantes populares);
  • Indivíduos e famílias assistidas pelos equipamentos socioassistenciais (Cras, Creas, Centros POP, UAIs);
  • Desempregados.

Além dos cursos de capacitação, o programa “Recomeçar Sempre”, também irá fornecer suprimentos e acompanhamento socioassistencial para quem ainda não recebe. Além disso, ao final do curso, os participantes irão receber a credencial de ambulantes.

Dessa maneira, poderão comprar produtos com condições especiais e poderão trabalhar no comércio de rua com a venda de alimentos. No treinamento conhecerão as regras para vender produtos, dicas de segurança e descarte de lixo.

É importante lembrar que os vendedores precisam usar a credencial em local visível, além de portar um documento de identificação com foto para que não seja impedido de trabalhar.

Cursos gratuitos no programa Recomeçar Sempre

De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza a ideia é que sejam ofertadas cinco turmas em cursos distintos, sendo que cada será composta por 20 participantes.

Dessa maneira, serão 100 oportunidades, incluindo pessoas com deficiência. De acordo com a prefeitura de Salvador o investimento direcionado ao programa é de R$ 40 mil. Veja abaixo os cursos que devem ser oferecidos:

  • Bolos tradicionais;
  • Bombons e trufas;
  • Cozinha básica;
  • Pizza;
  • Salgados comerciais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.