Faltam dois meses para acabar o segundo semestre de 2020, e o Procon de São Paulo já registrou 120.714 reclamações relacionadas a problemas sobre compras pela internet. O primeiro semestre inteiro deste ano contabilizou 121.173 queixas. As maiores contestações são por demora ou não entrega dos produtos.
Em 2019 foram 78.419 reclamações o ano todo. Este ano, até a data de 17 de outubro, já somam 241.887 demandas, apontando um aumento de 208% comparado ao ano anterior. O diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, salienta que houve um despreparo dos estabelecimentos para as vendas online.
“Independentemente do aumento da demanda gerada pela pandemia ou quaisquer outras ocasiões específicas, os dados demonstram que as empresas não se preparam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete, são muitas reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e protelatórias”.
Black Friday
Diante dessa alta do número de reclamações, o Procon-SP irá convocar uma reunião com as principais empresas do comércio varejista eletrônico, também pensando em evitar problemas que poderão se repetir durante a Black Friday. O órgão solicitará providências para atender aos direitos dos consumidores e sugerir investimentos no pós-venda das empresas.
As vendas pela internet devem crescer em 27% na Black Friday deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. Se as expectativas forem alcançadas, o resultado impulsionará em 38% a performance do e-commerce para o ano de 2020, segundo dados da Ebit Nielsen, empresa de medição e análise de dados.
Para o consumidor que passar por problemas com compras online ou qualquer outra questão de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br); através do aplicativo, disponível para Android e iOS; ou via redes sociais, onde você pode fazer as denúncias, marcando @proconsp e indicando o endereço ou site do estabelecimento.