Atenção motoristas: Confira as orientações do Detran-MT a respeito da renovação da sua CNH

Os condutores do Mato Grosso devem atentar-se à respeito da renovação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Devido a pandemia do coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu estabelecer prazo indeterminado de validade para as CNHs que venceram a partir de 19 de fevereiro de 2020.

Atenção motoristas: Confira as orientações do Detran-MT a respeito da renovação da sua CNH
Atenção motoristas: Confira as orientações do Detran-MT a respeito da renovação da sua CNH (Imagem: Reprodução/Google)

Portanto, os motoristas com carteiras vencidas a partir de 19 de fevereiro, não precisam de urgência para renovarem o documento, pois o mesmo ainda é válido em todo território nacional e será aceito durante abordagem de fiscalização.

Já os habilitados que estão com o documento vencido antes do dia 19 de fevereiro, encontram-se irregular e deverão providenciar a renovação da CNH, de forma presencial, através de agendamento prévio no site do Detran-MT, ou através do aplicativo MT Cidadão, disponível para celulares Android e iOs.

O órgão do Mato Grosso reforça que as CNHs renovadas terão o prazo de 5 anos de validade, uma vez que a Lei Federal nº 14.071 de 13 de outubro de 2020, que altera esse prazo, ainda não entrou em vigor no país.

Para renovar sua carteira de habilitação através do aplicativo MT Cidadão, o motorista não poderá possuir nenhum tipo de impedimento ou bloqueio em sua CNH. O documento deverá estar com vencimento de no máximo 12 meses.

Como fazer a renovação através do aplicativo

O interessado deve acessar a loja de aplicativos dos sistemas Android ou iOS e procurar pelo aplicativo MT Cidadão. Após baixar e fazer o cadastro, o usuário acessa a conta, clica em “Meus Documentos”, depois “CNH” até aparecer seu nome, categoria da CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos.

Na guia “Solicitações”, deverá escolher a opção desejada, no caso específico: “Renovação da CNH”. Ao clicar, confira seus dados, escolha a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação e escolha se deseja retirar sua CNH na unidade escolhida ou receber através dos correios.

Após a confirmação, será aberto uma janela para a emissão do boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, no valor de R$ 132,36. Após realizar o pagamento, o condutor deve comparecer a Clínica Médica indicada no RENACH a fim de realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

No próprio aplicativo MT Cidadão o condutor poderá consultar o status de auditoria e emissão da sua CNH e acompanhar a entrega pelos correios, caso tenha optado receber o documento diretamente em sua casa.

Sair da versão mobile