INSS vai avisar sobre reagendamento de serviços por SMS, e-mail, site ou aplicativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviará comunicados aos segurados sobre os reagendamentos de perícias médicas que foram canceladas devido à falta de profissionais. Os avisos serão através de SMS, e-mail, site ou aplicativo.

INSS vai avisar sobre reagendamento de serviços por SMS, e-mail, site ou aplicativo
INSS vai avisar sobre reagendamento de serviços por SMS, e-mail, site ou aplicativo (Imagem: montagem/FDR)

As agências do INSS retornaram atendimento presencial desde setembro, porém a volta está sendo feita de forma gradual. Por esse motivo, apenas algumas unidades estão oferecendo os serviços presenciais para os segurados.

Além disso, poucas dessas oferecem a perícia médica, sendo o serviço mais solicitado pelos cidadãos. Diante disso, a lista de espera para o atendimento presencial para a perícia médica tornou-se um dos mais demorados.

Outro motivo que contribuiu para uma demanda gigantesca e muitas reclamações foi o não retorno dos médicos peritos na reabertura das agências.

A categoria alegou que as unidades não passaram pela vistoria e que muitas não possuíam os instrumentos mínimos para a segurança dos profissionais e dos segurados.

Por esse motivo, após muita briga entre a categoria e o governo, além de várias alterações nas unidades, os médicos retornaram aos serviços.

Sendo assim, os segurados que tiveram os agendamentos cancelados estão sendo comunicados para realizar o reagendamento.

Todo o processo de comunicação entre o INSS e os cidadãos acontece pelos canais de atendimento, que são: SMS, E-mail, portal ou aplicativo Meu INSS.

O Instituto pede que os segurados estejam atentos a esses canais e só saiam de casa no dia marcado para o atendimento, após conferir um possível comunicado.

O INSS comunica que haverá casos em que a remarcação acontecerá de forma automática e em outros que será necessário realizar o reagendamento. Por esse motivo, o Instituto pede que antes de fazer a remarcação ligue para o número 135 ou acesse o Meu INSS para verificar se já houve o agendamento automático.

Os comunicados enviados, além de informar sobre o dia e horário de atendimento, também apresentarão os procedimentos necessários para o atendimento presencial.

O órgão pede que os segurados cheguem na hora marcada, a fim de evitar aglomeração. Os horários disponíveis para o atendimento presencial é das 7h às 13h.

O INSS está oferecendo os seguintes serviços presencias: perícia médica, cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.