Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui!

Está tentando fazer consultas em seu fundo de garantia mais não sabe seu Número de Identificação Social (PIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT)?. Muita gente não sabe, mas a solicitação dos dígitos acima tem como finalidade gerar um código de identificação entre os trabalhadores no banco de dados público. Abaixo, explicaremos a diferença entre ambos e como você pode consulta-lo.

Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui! (Imagem: Google)
Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui! (Imagem: Google)

A primeira coisa que você deve entender é que o número do seu PIS e do seu NIT são os mesmos. Os códigos apresentam a mesma finalidade e por isso são iguais. Entre eles a única diferença é a base de dados em que são reservadas.

O PIS é feito no primeiro emprego do cidadão, já o NIT é registrado na base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), destinado aos programas sociais do governo.

Dessa forma, se você sabe o número do seu PIS, consequentemente já sabe identificar seu NIT. 

Os dois ficam registrados nas bases do governo federal e são utilizados para serviços de pagamento como o Bolsa Família, FGTS, abono salarial, entre outros.

Como consultar?

Todo trabalhador com carteira assinada tem esse número impresso em sua carteira de trabalho, ele é identificado como “NIT”. E será intransferível e insubstituível.

Outra maneira de consulta é através do site do Meu INSS. Nesse caso, o cidadão pode além de saber o seu PIS, encontrar também o tempo de contribuição e extrato previdenciário.

Para isso, ele deve se conectar a plataforma e clicar na função entrar. Depois é preciso dar início ao procedimento de cadastramento, informando dados como: CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado.

Preenchido o formulário, o usuário deverá ainda responder uma série de perguntas sobre seu histórico trabalhista. Nessa fase, a página deverá atestar os conhecimentos para saber se a conta a ser conectada é realmente do cidadão registrado.

Por fim, será preciso apenas criar uma senha de acesso e fazer o login fornecendo o número do CPF e a senha criada. Uma vez conectado, basta ir até os dados do usuário, presente na parte superior da tela e anotar o número do seu PIS e NIT.

Para quem desejar fazer o procedimento de uma forma ainda mais simples é só olhar a numeração presente nas primeiras páginas da carteira de trabalho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.