Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui!

Está tentando fazer consultas em seu fundo de garantia mais não sabe seu Número de Identificação Social (PIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT)?. Muita gente não sabe, mas a solicitação dos dígitos acima tem como finalidade gerar um código de identificação entre os trabalhadores no banco de dados público. Abaixo, explicaremos a diferença entre ambos e como você pode consulta-lo.

Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui! (Imagem: Google)
Como posso localizar o número de identificação do PIS e NIT? Saiba aqui! (Imagem: Google)

A primeira coisa que você deve entender é que o número do seu PIS e do seu NIT são os mesmos. Os códigos apresentam a mesma finalidade e por isso são iguais. Entre eles a única diferença é a base de dados em que são reservadas.

O PIS é feito no primeiro emprego do cidadão, já o NIT é registrado na base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), destinado aos programas sociais do governo.

Dessa forma, se você sabe o número do seu PIS, consequentemente já sabe identificar seu NIT. 

Os dois ficam registrados nas bases do governo federal e são utilizados para serviços de pagamento como o Bolsa Família, FGTS, abono salarial, entre outros.

Como consultar?

Todo trabalhador com carteira assinada tem esse número impresso em sua carteira de trabalho, ele é identificado como “NIT”. E será intransferível e insubstituível.

Outra maneira de consulta é através do site do Meu INSS. Nesse caso, o cidadão pode além de saber o seu PIS, encontrar também o tempo de contribuição e extrato previdenciário.

Para isso, ele deve se conectar a plataforma e clicar na função entrar. Depois é preciso dar início ao procedimento de cadastramento, informando dados como: CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado.

Preenchido o formulário, o usuário deverá ainda responder uma série de perguntas sobre seu histórico trabalhista. Nessa fase, a página deverá atestar os conhecimentos para saber se a conta a ser conectada é realmente do cidadão registrado.

Por fim, será preciso apenas criar uma senha de acesso e fazer o login fornecendo o número do CPF e a senha criada. Uma vez conectado, basta ir até os dados do usuário, presente na parte superior da tela e anotar o número do seu PIS e NIT.

Para quem desejar fazer o procedimento de uma forma ainda mais simples é só olhar a numeração presente nas primeiras páginas da carteira de trabalho.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.