O Prouni é a porta de entrada na universidade para diversos estudantes brasileiros. Nele, são oferecidas bolsas de estudo em instituições de nível superior da rede privada, é possível conseguir descontos de 50% a 100%.
O objetivo do programa é possibilitar o acesso ao ensino superior para mais pessoas da classe baixa. Assim, é preciso se enquadrar nos requisitos e fazer a comprovação de renda.
Média para participar
De um modo geral o Prouni exige que os candidatos tenham feito parte do Enem, pois o sistema faz uso da nota do exame para realizar a seleção.
E que não tenha zerado a redação e alcançado pelo menos 450 pontos na média aritmética geral. Além do pré-requisito salarial e da exigência de que os candidatos não possuam diploma de nível superior.
Esses 450 pontos não garantem que o estudante irá conseguir a vaga em que se candidatou, eles são apenas o critério mínimo exigido.
Por que então existe esse critério?
Essa regra existente no Prouni é uma espécie de “primeira seleção”, pois quem não conseguiu atingir essa pontuação nem pode se candidatar.
É importante dizer que o estudante não deve focar em tirar apenas esses 450 pontos, que são a média exigida na maioria dos processos seletivos.
Ele deve tentar alcançar o melhor desempenho possível, pois irá concorrer com outros participantes e serão aplicadas notas de corte, que é a nota mínima que o candidato precisa ter para conseguir a vaga em determinado curso, de determinada instituição.
Quanto preciso para conseguir o curso que eu quero no Prouni?
A nota mínima varia de acordo com o curso e com a instituição, até mesmo oscilam de ano para ano, isso porque como falamos a nota de corte é aplicada e ela é calculada com base no desempenho médio dos estudantes inscritos.
De um modo geral, sem considerar uma determinada universidade podemos dizer que para conseguir uma bolsa nos seguintes cursos o estudante vai precisar de pelo menos a seguinte pontuação:
- Engenharia 700 pontos
- Direito 650 a 700 pontos
- Medicina 700 a 800 pontos
Caso o estudante não seja selecionado na chamada regular, feita pelo próprio sistema do Prouni, ele pode se candidatar a lista de espera e ser chamado pela própria instituição, mesmo após o início do semestre.
Para maiores informações sobre Processos Seletivos, Prouni e mais, acompanhe a seção Carreiras do Portal FDR.