A finalidade dos cursos que serão oferecidos pelo MEC, por meio de parceria, é fornecer conhecimento aos professores para que eles possam criar aulas fazendo uso de tecnologias. Ao todo serão capacitados 300 mil docentes.
Mais do que nunca, hoje sentimos a importância da tecnologia aliada com a educação. O ensino remoto nos trouxe a noção de que a qualificação dos professores é de extrema importância.
Assim, o MEC vai lançar um projeto de capacitação com 300 mil vagas por meio de uma parceria firmada entre a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e a Capes.
“A pandemia de COVID-19 afetou a maioria das instituições de educação do país, levando os professores a adaptar as aulas presenciais para a modalidade virtual. O objetivo dos cursos, portanto, é auxiliar os profissionais de educação com uma capacitação voltada para novas tecnologias e principalmente às novas didáticas”, disse o ministro da educação ao falar do projeto.
Inscrições
Os educadores que quiserem participar dos cursos devem acessar o site da Capes selecionar o curso que pretende fazer parte e fazer o login para se inscrever.
As inscrições foram abertas ontem, 15, e ficarão disponíveis por 30 dias, ou até que as vagas sejam preenchidas. Todos os cursos são gratuitos e ao final os participantes receberão certificados.
Cursos
Os cursos estão divididos em nível básico e intermediário:
- Como produzir videoaula, a carga horária é de 25 horas, nele os docentes aprenderão as técnicas básicas para produzir uma aula por meio de vídeo, os professores vão entender o quanto é importante o planejamento, o roteiro e outros aspectos.
- Mediação em EaD, tem 30 horas de duração, é voltado ao ensinamento acerca da tutoria; as funções, responsabilidades, habilidades e competências que um tutor online precisa ter
- Desenho Didático para o Ensino On-Line, tem duração de 50 horas, foi criado com o foco em ensinar o planejamento, a mediação e os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino online.
- Multimeios em Educação, 60 horas de duração, apresenta tecnologias já utilizadas na educação e mostra formas de o professor inovar de forma produtiva na sala virtual de ensino.
- Psicologia na Educação, com 60 horas de duração, quem participar terá a oportunidade de conhecer a história da psicologia e identificar/aplicar os conceitos psicológicos nas atividades didáticas.
Para saber mais sobre oportunidades de cursos de capacitação basta acompanhar a seção Carreiras do FDR .