Eleições 2020: O que o mesário GANHA para trabalhar nas Eleições municipais?

As eleições municipais de 2020 já estão com as datas do primeiro e segundo turno previstas para 15 e 29 de novembro, respectivamente. Por consequência da pandemia de coronavírus, algumas pessoas ainda estão receosas sobre a candidatura para ser mesário. Confira a seguir alguns benefícios que os voluntários recebem

Mesário voluntário 2020: Ainda dá tempo de trabalhar nas eleições municipais?
Mesário ganha salário para trabalhar nas eleições municipais?  (Imagem: reprodução/google)

O trabalho de voluntário não é remunerado. Ou seja, não é possível ganhar salário para trabalhar nas eleições. No entanto, quem trabalha como mesário, recebe uma série de benefícios. Como: 

As folgas só podem ser utilizadas no período em que o voluntário estiver trabalhando na empresa quando prestou o serviço no dia da eleição.

Caso tenha trocado de empresa no período pós-eleição e não tenha utilizado as folgas, o beneficiário perde esse direito. 

Quem pode ser mesário?

As pessoas maiores de 18 anos com situação regular com a Justiça Eleitoral. 

Quem não pode ser mesário?

Como fazer inscrição para ser mesário?

De acordo com a Justiça Eleitoral, não há um prazo para se candidatar ao cargo de mesário voluntário para as eleições. Isso ocorre porque em caso de desistência de algum candidato, o banco de voluntários precisa estar completo para as demais chamadas. 

Para se inscrever, basta apenas preencher um formulário no TRE do seu estado e informar os dados completos. A solicitação será analisada. Se você for aceito, será incluído na lista de voluntários e, se necessário, será nomeado para atuar nas eleições.

YouTube video player
Sair da versão mobile