Os alunos de escolas da rede pública estadual de Minas Gerais já podem realizar a rematrícula online. O processo é para que o estudante permaneça estudando na mesma escola no ano que vem. A renovação da matrícula vai até 30 de outubro.
Não há necessidade de comparecer a instituição de ensino para fazer a rematrícula. Este ano, por consequência da pandemia de coronavírus, todo o processo será feito remotamente online. A decisão foi estabelecida pela Resolução SEE 4.421.
Podem realizar a rematrícula o próprio aluno, os pais ou responsáveis. Caso não tenha acesso à internet, basta entrar em contato com a escola por telefone, aplicativos de mensagens ou outros meios disponíveis e seguir as orientações recomendadas.
Como fazer a rematrícula online
Para realizar a rematrícula online, basta acessar o site de Renovação do governo de Minas Gerais.
Após acessar o portal, insira o número de matrícula do estudante no campo destinado ao login.
Em seguida, digite a data de nascimento contendo o dia, o mês e o ano no espaço que é destinado a senha de acesso.
Ao concluir os processos indicados no site, será emitido um comprovante de renovação. É necessário imprimir ou salvar em pdf o documento para posteriores consultas.
Caso não saiba o número de matrícula
Para recuperar o número de matrícula, basta clicar na opção indicada no site para a recuperação do número. O sistema vai solicitar a identificação da escola em que o aluno está matriculado, o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.
Processo
Os estudantes que já estão matriculados, neste ano de 2020, em uma das escolas da rede estadual mineira, e que dará continuidade aos estudos em 2021, é assegurado do direito de permanência na mesma instituição de ensino.
No caso de retenção, a vaga disponível é assegurada para o mesmo ano de estudo completo.
Por outro lado, caso o aluno queira mudar de escola ou se transferir de outra rede de ensino para a estadual, é preciso aguardar o cadastramento escolar, que será realizado a partir de novembro deste ano.
De acordo com o governo de Minas Gerais, é preciso estar atento aos dados informados no processo de renovação de matrícula, pois os documentos que comprovam os dados informados podem ser solicitados quando houver o retorno das atividades presenciais.