UnB muda regra para ingresso na universidade em 2021 sem uso de vestibular

Ao contrário do que os candidatos esperavam, com base nas edições mais recentes da Universidade de Brasília (UnB), a instituição não irá realizar vestibular convencional para o ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. A decisão, divulgada na quinta-feira (8), foi de realizar o ingresso exclusivamente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UnB muda regra para ingresso na universidade em 2021 sem uso de vestibular
UnB muda regra para ingresso na universidade em 2021 sem uso de vestibular (Imagem: Reprodução / Google)

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição. A prova do vestibular convencional havia sido suspensa no mês de abril deste ano.

Ainda assim, corpo docente e candidatos haviam a expectativa de um adiamento para uma nova data ainda em 2020. Mas, não foi feito.

Desde o início do processo, a suspensão foi motivada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. A crise sanitária interferiu na decisão dos gestores da Unb, que preferiram, por segurança, optar apenas pelo exame do Ministério da Educação (MEC).

Este é mais um motivo para os candidatos darem um gás ainda maior no Enem. Afinal, somente na UnB, são oferecidas 2,1 mil vagas.

A instituição ainda deve preparar um edital excepcional para o ingresso por meio deste exame, que substitui as provas do vestibular convencional, geralmente aplicadas. As regras de avaliação deste processo ainda estão em análise.

Segundo semestre de 2020 ficou para 2021

Na mesma reunião, o Conselho decidiu que as aulas do 2º semestre deste ano serão retomadas apenas em fevereiro de 2021. Para respeitar as datas mínimas de recesso, o retorno acontece a partir do dia 1º de fevereiro.

Ainda assim, não foi definido se as atividades serão presenciais ou à distância, na modalidade remota, em “home office”. Isso depende de como a pandemia da covid-19 estará até lá. Se estivesse no calendário regular, as aulas deste semestre terminariam no dia 18 de dezembro deste ano.

Se voltar ao presencial, a UnB deve seguir um protocolo de segurança e higiene parecido com as demais instituições, que obrigam o uso de máscaras, disponibilizam álcool em gel 70% em diferentes locais e promovem maior ventilação nas salas e distanciamento entre as pessoas.