PONTOS CHAVES
- Mesmo sem data para retorno, pais antecipam matrícula
- Atividades presenciais são facultativas na Bahia
- Em Minas Gerais, renovação de matrícula deve ser realizada pela internet
- São Paulo oferece “4º ano do Ensino Médio” na rede estadual
- Em Manaus, o período de renovação de matrículas já começou
As escolas da Bahia, Minas Gerais e São Paulo já se preparam para o ano letivo de 2021, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Mesmo com a mudança das aulas presenciais para as aulas remotas, o período de matrícula já começou nesses três estados. Em paralelo, o Conselho Nacional de Educação (CNE) prepara novas regras para um retorno seguro.
Como manda a tradição na Bahia, o mês de outubro é mês de matrícula dos estudantes.
Mesmo sem data definida para o início do ano letivo em 2021, instituições de ensino de Salvador e Lauro de Freitas se preparam para receber o recadastramento ou novo cadastro dos alunos.
Para a retomada, porém, independente da data marcada, as instituições entram em um consenso: o respeito às medidas sanitárias impostas pelas autoridades.
Elas incluem uma série de medidas como uso obrigatório de máscaras por funcionários, professores e alunos, aferição de temperatura nas portas da escolas, maior ventilação e distanciamento entre pessoas, além de disponibilização de álcool em gel em diferentes pontos das instituições para higienização das mãos.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, as instituições de ensino terão autonomia para manter as atividades remotas. Ou seja, é uma decisão facultativa de cada gestor.
“Enquanto perdurar a pandemia, nós temos uma resolução que determina que a escola pode adotar o modelo remoto. Nada impede que a matrícula para o ano que vem adote os mesmo moldes”, explicou.
Para realizar as inscrições para matrícula 2021 nas escolas da Bahia, clique aqui.
Mineiros estão aptos à renovação de matrícula
Para os estudantes de Minas Gerais, no sudeste, o período de renovação de matrícula começa na sexta-feira (9) e vai até o último dia deste mês. Em função da pandemia da covid-19, especificamente neste ano, o processo deve ser feito, obrigatoriamente, pela internet.
Alunos e responsáveis que não tiverem acesso à internet devem entrar em contato com a instituição de ensino por telefone, mensagem ou outros meios disponíveis dentro desse mesmo período para realizar o recadastramento.
Após a conclusão da matrícula, a escola deverá marcar com os responsáveis um dia para ida presencial na instituição quando devem ser apresentados os documentos que comprovem o recadastramento.
Já os alunos que pretendem ingressar em uma nova instituição de ensino em Minas Gerais, devem aguardar o período de abertura das matrículas, que acontece no mês de novembro.
São Paulo
As matrículas para alunos que fazem parte da rede estadual de ensino de São Paulo também devem ser realizadas pela internet.
Segundo o governador João Doria, são oferecidas duas plataformas: o aplicativo Minha Escola SP, disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android e iOs, ou pelo site da Secretaria Escolar Digital (SED).
“Para os alunos que ainda não fazem parte da rede estadual, o prazo da matrícula vai até o dia 30 de outubro. Os pais e interessados podem procurar qualquer escola estadual, a diretoria de ensino ou os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo”, explicou Doria.
No ato de matrícula também é permitido adicionar oportunidades oferecidas pela Secretaria de Educação, como cursos de idiomas ou o 4º ano opcional do Ensino Médio, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
“O ano de 2021 será um grande desafio para todas a áreas. Na educação, não será diferente. Precisamos fazer a busca ativa dos alunos para o último bimestre de 2020, que começa neste mês.
E engajar todos os nossos estudantes e seus responsáveis para realizarem as matrículas para o ano que vem. Não podemos deixar nenhum aluno para trás”, destacou o Secretário de Educação do estado, Rossieli Soares.
Matrículas Manaus-AM 2021
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira (8), o recadastramento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
A ideia é identificar os estudantes que permanecem na rede municipal de ensino e estão tendo aulas por meio do projeto “Aula em Casa”. Além disso, a prefeitura também informou que já está focada no planejamento do ano letivo em 2021.
De acordo com o órgão, os gestores das escolas entrarão em contato com os pais ou responsáveis dos alunos até sexta-feira, 16/10. Caso não recebam a ligação, os responsáveis precisarão procurar a unidade escolar com os documentos do aluno.