Fim da linha para o INSS. Conforme determinado pelo Tribunal de Contas da União, administração do Instituto Nacional do Seguro Social tem até esta segunda-feira (05) para definir como funcionará as perícias médicas online. O serviço de telemedicina foi sugerido como alternativa mediante a crise do novo coronavírus, mas ainda não há previsão de instalação por parte do órgão.
No último dia 14, o INSS reabriu as portas de suas agências para atendimentos presenciais. Porém, as perícias médicas permaneceram suspensas gerando filas ainda maiores na concessão de benefícios.
De acordo com o cronograma publicado pelo órgão, o retorno das atividades de saúde deveria ter ocorrido no último dia 15, mas os profissionais se negaram a fazer os exames.
Desse modo, o INSS passou a enfrentar um embate político com a Associação de Peritos para definir a data de retorno das atividades. Sem resolução ou possibilidade de comum acordo entre ambos, o TCU solicitou que o instituto passasse a funcionar através da telemedicina.
Tendo em vista o risco de contaminação por covid-19, utilizado como justificativa para a suspensão das perícias presenciais, o TCU sugeriu que o serviço passasse a ser feito online. A ideia é que os médicos façam suas consultas por vídeo conferência.
No que diz respeito aos exames, foi sugerido que os segurados realizem com outros profissionais de sua escolha e apenas apresente ao INSS para validar o laudo.
Nova crise do INSS
Mediante este cenário, atualmente há cerca de 800 mil pedidos de benefícios esperando a realização dos exames. Desse total, ao menos 180 mil pessoas já entraram na justiça e a expectativa é que este número aumente.
O INSS ainda não se pronunciou a respeito da proposta de telemedicina e não se sabe qual será a atitude tomada para conter o número de atrasos.
É válido ressaltar que esse embate vem sendo realizado desde o mês de abril, quando foi sugerida pela primeira vez as consultas por acesso remoto.
Mediante a pressão do TCU, espera-se que até o fim do dia a administração do órgão publique uma nota explicando como serão os atendimentos ao longo das próximas semanas.