O dólar abre o dia em leve queda nesta segunda-feira (04) com o mercado mais otimista com a recuperação do presidente dos EUA, Donald Trump, que contraiu o novo coronavírus (Covid-19). Por volta das 9h35, a moeda norte-americana operava em queda de 0,07%, sendo negociado a R$ 5,662.
Cenário externo
O presidente Trump informou nesta última sexta-feira (2) que havia contraído a Covid-19. O médico da Casa Branca, Sean Conley, disse aos jornalistas neste domingo (4), que estão satisfeitos com a recuperação de Trump e que ele pode ter alta do hospital em que está internado ainda nesta segunda-feira.
Faltando menos de um mês para as eleições, pesquisas apontam que Trump não seria reeleito. Segundo o Wall Street Journal/NBC News, Joe Biden aparece com 53% das intenções de voto, enquanto o atual presidente tem 39%. O levantamento foi feito entra quarta e quinta-feira da última semana, antes da divulgação da notícia de que Trump estava contaminado com o vírus.
Cenário nacional
Os investidores locais seguem de olho na repercussão sobre o novo programa social do governo, o Renda Cidadã. Segundo o jornal “Folha de São Paulo” o ministro da economia, Paulo Guedes, estuda retirar o desconto de 20% concedido automaticamente a contribuintes que escolhem pela declaração simplificada do Imposto de Renda Pessoa Física.
A medida tem o intuito de financiar o programa Renda Cidadã e pode atingir 17 milhões de brasileiros.
Além do novo programa social, existem outros assuntos sendo discutidos pelo governo no cenário econômico. O relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Boletim Focus, aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano cairá 5,02%.
Outro destaque da publicação do Banco Central (BC) nesta manhã é o novo aumento da inflação. O relatório mostra um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2,12% até o fim de 2020.
Última cotação do dólar
Na última sessão desta sexta-feira (02), o dólar encerrou em alta de 0,21%, sendo negociado a R$ 5,666.