A partir da próxima segunda-feira (05), a educação infantil, o terceiro ano do ensino médio e ensino profissionalizante retomam às aulas presenciais na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As atividades retomam após reunião no Ministério Público Estadual.
Ademais, a decisão é válida não só para o setor público, como também para o setor privado da educação. Aliás, também está autorizada o retorno das aulas presenciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, neste caso, as aulas voltam a acontecer a partir do dia 19 de outubro.
Conforme calendário proposto na reunião, além das aulas para a educação infantil, ensino médio (3º ano), educação profissional e EJA, a alimentação das outras escolas, bem como atividades de apoio e adaptação, estão previstas para ocorrer a partir do dia 13 de outubro.
Ainda assim, o ensino fundamental também entra na lista para o retorno das atividades. De acordo com o calendário, as atividades voltam em:
- 19 de outubro, para ensino fundamental 1, especial e EJA (municipal);
- 3 de novembro, para o nível fundamental 2 e restante do ensino médio. Além do especial.
Retorno das aulas em Porto Alegre
Ainda durante o período de apresentação da proposta de retorno das aulas, o prefeito da cidade de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o foco são as condições sanitárias, e o retorno ficaria por conta dos pais e responsáveis.
“Depois de muitos debates internos, apresentamos uma proposta de calendário e uma proposta de protocolos. A decisão será dos pais. A prioridade é a questão sanitária e epidemiológica, para que dê o máximo de segurança dentro de critérios factíveis, baseados em evidências”, destacou o prefeito.
Outrossim, em relação ao retorno das aulas presenciais do nível superior, este depende também de reuniões entre as prefeituras e as universidades. Desse modo, por enquanto, não há previsão para retomada das atividades.
Medidas de segurança para retomada das atividades
Na reunião, foi decidido as medidas de segurança necessárias para o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre.
O protocolo de segurança apresentado pelo prefeito da cidade aponta, aliás, o uso de máscaras, proibição de eventos e suspensão de reuniões que sejam presenciais.
Além disso, também há regramentos para os transportes escolares e, a necessidade de limpeza e cuidados com o ambiente.