Seguro desemprego: O que acontece com as minhas parcelas se eu começar a trabalhar?

O seguro desemprego é um direito dos brasileiros demitidos sem justa causa para que possam se manter por um período enquanto ainda não encontram outro emprego. São pagas de 3 a 5 parcelas aos cadastrados.

Seguro desemprego: O que acontece com as minhas parcelas se eu começar a trabalhar?
Seguro desemprego: O que acontece com as minhas parcelas se eu começar a trabalhar? (Imagem FDR)

O valor a ser pago continuará levando em consideração a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores da dispensa do trabalhador.

Os pescadores artesanais, empregados domésticos e o trabalhador resgatado, podem receber até 1 salário mínimo, ou seja, R$1.045.

A parcela é liberada após 30 dias da requisição ou saque da parcela anterior. A dúvida de muitos brasileiros é o que acontece com o seguro desemprego se conseguir um emprego de carteira assinada neste período. Saiba aqui.

Se eu estiver recebendo o seguro desemprego e começar a trabalhar, o que acontece?

A situação é diferente para cada um dos trabalhadores. Pois, se por exemplo, a parcela que deveria ser paga em até 30 dias acabou atrasando, ele poderá ter acesso ao valor. 

Mas, se for constatado que durante o recebimento do seguro desemprego o cidadão recebeu um novo registro em carteira de trabalho, automaticamente seu benefício é suspenso. 

Isso porque, uma das regras para ter acesso às parcelas é de não receber nenhum outro tipo de remuneração.

Caso o benefício seja pago atrasado?

Aqueles que receberem o benefício atrasado, o pagamento de cada parcela acontece no período de 30 dias, de acordo com o número de parcelas que ele tem direito a receber.

Quando sou obrigada a devolver o dinheiro?

O trabalhador que tem direito deve seguir os seguintes critérios:

  • estar em situação de desemprego;
  • não estar recebendo nenhum benefício previdenciário;
  • não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.

A devolução do dinheiro só é necessário em caso de recebimento de parcela do seguro-desemprego descumprindo qualquer um dos quesitos.

Como saber minha situação?

O trabalhador pode acompanhar a situação de sua parcela por meio dos canais: App CAIXA Trabalhador, Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo 0800 726 0207, ou pelo site http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego.

Como solicitar o benefício?

O trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Preenchendo sua ficha cadastral e anexando todos os documentos que comprovem a necessidade em receber o seguro desemprego.