Senai-PR cria curso gratuito de preparação para o mercado de trabalho

Com a intenção de atender às necessidades das indústrias paranaenses, o Senai do Paraná está lançando um novo curso de preparação para o mercado de trabalho, gratuito e 100% on-line.

Senai-PR cria curso gratuito de preparação para o mercado de trabalho
Senai-PR cria curso gratuito de preparação para o mercado de trabalho (Foto: Google)

A ideia é que haja qualidade para os futuros profissionais que estejam quase entrando no mercado de trabalho.

O curso é para adolescentes e jovens adultos com idade de 14 a 23 anos, o nome do programa é “O Futuro Profissional do Jovem” e oferece conhecimentos básicos necessários para uma futura formação profissional.

Segundo a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovanna Punhagui explicou mais sobre o curso.

“O conteúdo formativo do curso inclui habilidades como softskills, português e informática, requisitos básicos para quem quer trabalhar no setor industrial atualmente. Os alunos que participarem do programa também ficarão em um banco de oportunidades e terão preferência quando surgirem vagas de aprendiz, ofertadas e selecionadas pelas indústrias no Paraná, além de receberem um certificado de Qualificação Profissional do Senai, que também pode abrir muitas portas no mercado de trabalho”, disse ela.

Como será o curso do Senai?

O “Futuro Profissional do Jovem” vai ter uma carga horária de 160 horas, que serão distribuídas ao longo de 40 dias, com isso serão  4 horas por dia de estudo. 

Os jovens devem morar no Estado do Paraná e estar regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio, ou terem concluído o Ensino Médio.

Além disso, é preciso apresentar documentação comprobatória de baixa renda, autodeclaração de próprio punho. O curso deve começar no dia 13 de outubro. 

O processo de inscrição é realizado nas unidades do Senai, e aqueles que precisarem de mais informações podem ligar no 0800 648 0088 ou no site: www.senaipr.com.br/aprendizagem.

Mercado de trabalho

Segundo dados da Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e foi divulgada em fevereiro de 2020, aponta que cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhadores qualificados. 

Os empresários que responderam à pesquisa, disseram que há falta de trabalhador qualificado e isso impacta diretamente a competitividade das indústrias, prejudicando 97% das empresas que enfrentam o problema. 

Para eles, uma das principais barreiras encontradas pelas indústrias na capacitação de seus trabalhadores está a má qualidade da educação básica, 53% dos empresários ouvidos na pesquisa relataram esse problema.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!