Os aniversariantes de outubro que têm direito ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passam a receber o valor nesta quinta-feira (1º) pela Caixa Econômica Federal. Este é o segundo ano que esta forma saque, no mês de nascimento, está em uso. A modalidade é diferente da comum, chamada de saque-rescisão.
Para ter direito ao saque-aniversário, basta registrar a opção até o último dia do mês de nascimento. Assim, o trabalhador tem direito a escolher a data de recebimento do valor, que pode variar entre o primeiro ou décimo dia do mês correspondente ao seu aniversário.
“Nas situações em que a data informada não for dia útil, o crédito ocorrerá no dia útil subsequente”, esclarece a Caixa Econômica Federal. O crédito sempre é feito pela estatal gratuitamente, sem cobrança de tarifa.
O trabalhador nascido em outubro que optou pelo saque-aniversário e não indicou em qual conta bancária deseja receber o valor, deve acessar o aplicativo do FGTS, que é disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android e iOs, e cadastrar uma conta de sua titularidade em qualquer banco.
O crédito cai na conta indicada até cinco dias após o cadastramento e não é preciso comparecer presencialmente em um agência da Caixa.
Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês seguinte. Ou seja, aniversariantes de outubro têm até dezembro para fazer o saque.
Vale lembrar que os únicos que não recebem o valor no mês de aniversário correspondente são os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
Calendário do saque-aniversário do FGTS
- Nascidos em JANEIRO E FEVEREIRO recebem em ABRIL;
- Nascidos em MARÇO E ABRIL recebem em MAIO;
- Nascidos em MAIO E JUNHO recebem em JUNHO;
- Nascidos em JULHO recebem em JULHO;
- Nascidos em AGOSTO recebem em AGOSTO;
- Nascidos em SETEMBRO recebem em SETEMBRO;
- Nascidos em OUTUBRO recebem em OUTUBRO;
- Nascidos em NOVEMBRO recebem em NOVEMBRO;
- Nascidos em DEZEMBRO recebem em DEZEMBRO.