A pandemia do novo coronavírus fez com que o governo tivesse que adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As novas datas para a realização da prova já foram definidas saiba aqui.
O Enem foi criado em 1998, com a intenção de apenas avaliar o desempenhos dos estudantes que estavam concluindo o Ensino Médio.
Porém, em 2004, a prova passou a ser usada como ferramenta para o ingresso destes estudantes no ensino superior.
Novas datas
As provas, que normalmente são realizadas no mês de novembro, serão feitas nos meses de janeiro e fevereiro. Veja as datas:
Janeiro
- DIA 17 – Aplicação da prova impressa 1º dia
- DIA 24- Aplicação da prova impressa 2º dia
- DIA 31- Aplicação da prova digital 1º dia
Fevereiro
- DIA 7- Aplicação da prova digital 2º dia
- DIA 24- Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade (PPL) 1º dia
- DIA 25-Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade 2º dia.
Horário
O horário de abertura dos portões continuará sendo ao meio-dia e fechamento às 13h, horário de Brasília.
No dia da realização da prova, os estudantes devem levar o cartão de identificação e um documento original com foto.
A aplicação da prova vai começar às 13h30 e vai terminar às 19h, no primeiro dia e às 18h30, no segundo dia.
Como vai funcionar?
Agora, os estudantes devem fazer o uso de máscara durante todo o tempo de realização do exame, sendo assim, desde o momento da entrada até a saída e deve cobrir totalmente o nariz e a boca.
Os candidatos podem levar máscara reserva para troca durante a aplicação. O descarte da máscara de proteção contra a covid-19, durante a aplicação das provas, deve ser feito pelo participante de forma segura nas lixeiras
Antes de entrar na sala, no momento de identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
Os estudantes podem ir ao banheiro, porém, o participante vai ser acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a covid.
A higienização deve ser feita ao entrar e sair do banheiro e durante toda a aplicação do exame com álcool em gel.
Já a vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a doença.
Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.