O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está com data marcada. A prova acontece em janeiro do ano que vem e conta com algumas especificidades para reconhecimento do candidato. Para esta edição, as pessoas que vão prestar o exame precisam obrigatoriamente inserir sua foto na página do participante até 1º de outubro. Confira a seguir como fazer isso de uma forma bem simples.
A foto precisa seguir alguns critérios descritos no edital da prova. Tem de ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. O famoso padrão de fotos 3×4.
Para além disso, as imagens não podem apresentar adereços, tais como chapéu e óculos escuros. O rosto do candidato deve estar presente. O formato do arquivo deve ser JPEG ou PNG e não exceder o tamanho máximo de 2 MB.
Como inserir a foto no perfil do Enem?
Após tirar sua foto seguindo os critérios descritos acima, você precisa de arquivar a imagem no computador ou no celular.
Em seguida, acesse a página do participante do Enem, clique aqui. Faça o login com o seu cadastro social inserindo o CPF e a senha.
Caso você não tenha inserido a foto quando realizou a inscrição para o Enem, a aba de inserir foto vai aparecer automaticamente.
- Clique em “inserir foto”.
- Selecione o arquivo desejado.
- Edite da maneira que o site solicita e salve.
Pronto! Agora seu perfil já está com a foto registrada e você conseguirá passar pelo reconhecimento da prova sem problemas.
Datas do Enem
Devido a pandemia de coronavírus, as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).
Além de uma redação os candidatos terão que responder questões sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Dúvidas sobre o Enem
Em caso de dúvidas, as informações podem ser obtidas nos portais do Inep e do MEC. Bem como nas redes sociais oficiais destes dois órgãos do governo federal.
Outro canal de comunicação é o Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.