Senai anuncia capacitação gratuita para ingresso no setor da indústria; participe!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) firmou uma parceria com o Ministério da Economia, com o intuito de qualificar para profissionais para a indústria 4.0. O projeto será experimental e tratará de temas relacionados à nova indústria.

Senai anuncia capacitação gratuita para ingresso no setor da indústria; participe!
Senai anuncia capacitação gratuita para ingresso no setor da indústria; participe! (Imagem: Montagem/FDR)

A indústria 4.0 é um novo modelo de produção desenvolvido nas empresas, por esse motivo, é considerada a quarta revolução industrial, por trazer uma nova relação entre o homem e a máquina.

Com isso, traz uma série de avanços no processo produtivo, com o uso da tecnologia de forma mais elaborada e alcançando uma automatização nunca vista. Dessa maneira, a produção tornou-se mais econômica, ágil e autônomo.

A intenção do Senai e do Ministério da Economia é preparar os trabalhadores para a nova era industrial, ofertando no projeto conteúdos voltados para a indústria 4.0, como coleta e processamento de dados em alta conectividade, inteligência artificial e manufatura avançada.

O curso de metalomecânica será um dos ofertados no projeto e abordará técnicas e recursos relacionados à manufatura avançada. O curso de Tecnologia da Informação também faz parte dos conteúdos ofertados na parceria e apresentará assuntos relacionados sobre programação e testes de sistemas de inteligência artificial.

Os candidatos que tiverem interesse precisam ter entre 14 e 24 anos, acessar a plataforma do Senai e se cadastrar. O processo seletivo será composto por entrevistas, com o intuito de avaliar os perfis dos candidatos.

Serão 280 oportunidades e o projeto prevê parcerias com indústrias e empresas. O objetivo é que os cursos sejam capazes de contribuir para a formação dos estudantes e possam auxiliar no ingresso ao mercado de trabalho.

De acordo com o Senai, seis em cada dez alunos saem empregados após as atividades e, com esses cursos, também será possível buscar carreiras no ensino superior.

“Vamos fazer não apenas um sistema de aprendizagem tradicional, mas voltado aos fatores da quarta revolução industrial. Estamos falando de um aprendiz que vai ter formação em internet das coisas, big data, digitalização. Como esses são os novos fatores, os cursos têm longa duração e o papel de formar para o mundo do trabalho”, disse o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.