UFSC publica edital para processo seletivo do segundo semestre

Nesta quarta-feira (23), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital para o seu processo seletivo 2020.2. O processo sofreu mudanças por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, doença que vem assolando o país desde o mês de março.

UFSC publica edital para processo seletivo do segundo semestre
UFSC publica edital para processo seletivo do segundo semestre (Foto: Google)

As vagas oferecidas são para o curso de medicina no campus de Araranguá, no Sul do estado. Além disso, terão outras vagas de cursos de graduação remanescentes do Vestibular 2020.

Os interessados podem realizar as suas inscrições gratuitas entre os dias 13 a 27 de outubro no site da UFSC. São cerca de 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi da univerisdade. 

Além de possuir campus em Araranguá, a UFSC está presente em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Curitibanos.

Ao todo são 489 vagas remanescentes do Vestibular 2020, e as outras 60 são para o curso de medicina de Araranguá.

Os estudantes que podem participar do processo seletivo são aqueles que concluíram, ou estão prestes a concluir o ensino médio. 

Vai ser levado em consideração a média obtida pelo candidato em uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), dos anos de 2017, 2018 ou 2019. 

Apesar disso, somente uma dessas médias poderá ser usada, e o candidato precisa ter tirado ao menos 200 pontos na redação.

Os candidatos que participaram do Enem como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.

No processo, haverá política de cotas, com alvo nos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências. Também haverá recorte de renda.

A confirmação da inscrição deve estar disponível em 17 de novembro e em 14 de dezembro o resultado.

Segundo a UFSC, depois terá um prazo de recursos que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) acredita que o processo será concluído em 21 de dezembro.

As dúvidas podem ser enviadas no e-mail [email protected]. Além disso, há atendimento pelo telefone (48) 3721-9951, das 9h às 13h nas segundas, quartas e sexta-feiras.

Mudanças no processo seletivo da UFSC

Por conta da pandemia, o processo seletivo mudou, colocando fim as provas presenciais. 

Já com relação ao concurso do ano que vem, as provas podem acontecer entre maio e abril de 2021, dependendo da situação da pandemia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!