FGTS emergencial: Quando vou poder sacar ou transferir meu benefício?

Calendário de pagamentos do saque emergencial é finalizado pela Caixa Econômica Federal. Nessa semana, foi encerrado o cronograma de depósitos digitais dos R$ 1.045 concedidos pelo FGTS. O benefício faz parte de uma medida emergencial do governo federal com a finalidade de reduzir os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

FGTS emergencial: Quando vou poder sacar ou transferir meu benefício? (Imagem: Google)
FGTS emergencial: Quando vou poder sacar ou transferir meu benefício? (Imagem: Google)

O último lote de contemplados foram os aniversariantes do mês de dezembro, que na última segunda-feira (21) tiveram a quantia enviada para suas contas no Caixa Tem.

Dessa forma, a partir de agora, a liberação passará a ser feita apenas em espécie, conforme as datas exibidas abaixo.

Confira o calendário completo do FGTS:

Fonte: Caixa Econômica Federal

Formas de saque

Há dois meios de receber o benefício. O primeiro acontece a partir da modalidade tradicional estabelecida pela Caixa. Dessa forma, os cidadãos devem esperar os prazos acima e na sequência, conforme as datas previstas para cada grupo, terão autorização para fazer transferências bancárias para as contas de mesma titularidade.
A outra possibilidade é a antecipação através da utilização de contas digitais em fintechs como o Nubank ou PagSeguro. Nesse caso, o cidadão deve estar vinculado ao aplicativo da marca e precisará gerar um boleto com o valor desejado. Ao criar o documento, basta copiar seu código de barras e colar no aplicativo do Caixa Tem.
Ao fazer o procedimento, é preciso ficar atento as informações apresentadas na tela para confirmar o envio. O prazo de recebimento na conta digital da fintech é de até 24h e o cidadão pode fazer o saque em qualquer caixa eletrônico. 
Por fim, para aqueles que não desejarem utilizar a quantia do saque emergencial, basta não acessar o valor do Caixa Tem até o dia 30 de novembro.
Sem a realização de nenhuma transição, a Caixa devolverá a quantia para o fundo de garantia do cidadão e não haverá outra possibilidade de retirada exceto aquelas permitidas pelas normas do projeto.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA