Nesta quarta-feira (23) às 9 horas, a Receita irá liberar a consulta do quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2020. O crédito bancário, que equivale a um total de R$4,3 bilhões, será feito no dia 30 de setembro para 3,19 milhões de contribuintes.
Deste valor total, R$ 226,3 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, sendo 7.761 beneficiados idosos acima de 80 anos, 44.982 beneficiados entre 60 e 79 anos, 4.685 beneficiados com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 21.303 beneficiados que a maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados 3,12 milhões de beneficiários não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de setembro.
Como consultar
Para saber se sua declaração foi liberada, o beneficiário deve entrar no site da Receita. Consultando a plataforma, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e analisar se há inconsistências de informações identificadas pelo sistema.
O beneficiário pode analisar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora pelo site da Receita.
É disponibilizado pela Receita um aplicativo que está disponível para tablets e smartphones com o intuito de facilitar a consulta das declarações referentes ao Imposto de Renda e situação cadastral no CPF.
Na plataforma é possível realizar a consulta nas bases da Receita de dados sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Em quanto tempo posso sacar?
A restituição fica disponível no banco no período de até um ano. Caso o beneficiário não realize o resgate dentro deste prazo, ela deve ser solicitada através da internet, mediante o Formulário Eletrônico- Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
E se eu não estiver incluído neste último lote?
Inconsistências podem reter a restituição. Para conferir a situação acesse o serviço Meu Imposto de Renda e veja se há inconsistências de informações identificadas pelo sistema. Sendo identificadas, é possível fazer a autorregularização.
E se o valor não for creditado?
Se o valor não for creditado, o beneficiário pode informar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) com o intuito de agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.