Deputados aprovam aumento de salário dos policiais e bombeiros do DF

Em votação simbólica realizada nessa segunda-feira, 21, a Câmara de Deputados aprovou o aumento salarial dos funcionários da segurança, como policiais e bombeiros militares do Distrito Federal. Ainda é necessária aprovação do Senado.

Deputados aprovam aumento de salário dos policiais e bombeiros do DF
Deputados aprovam aumento de salário dos policiais e bombeiros do DF. (Imagem/Reprodução Google)

A Policia do Distrito Federal é hoje a que recebe os melhores salários em todo o Brasil. A medida Provisória reajusta os salários de policiais militares e civis e de bombeiros no DF.

O Senado Federal tem até esta terça-feira, 22, para realizar a votação sem que a medida perca sua validade.

A MP

Essa medida foi alterada pelo Presidente Jair Bolsonaro em maio, isso porque ele estava preocupado com os gastos gerados pela pandemia.

Agora, os salários dos PM e bombeiros sofrem aumento de 25%, enquanto que o dos policiais civis recebe reajuste de 8%.

Partidos contrários

Em um primeiro momento o presidente demonstrou ser contrário ao aumento dos salários dos servidores públicos, até mesmo defendeu o congelamento por 18 meses.

No entanto, o Governo Federal fez as modificações, antes mesmo de sancionar o socorro aos estados e municípios, que levaram até essa atual MP.

Partidos como o Novo demonstraram insatisfação quanto ao aumento agora aprovado.

“Não faz o menor sentido, em uma crise fiscal como o Brasil enfrenta, depois de a Câmara manter o veto do presidente que impede salário por um ano e meio por conta da pandemia, dar aumento de salário para servidores públicos de determinadas categorias do Distrito Federal, que já ganham muito bem em comparação com outros estados”, disse Tiago Mitraud, deputado pelo partido Novo.

Em uma rede social Tiago Mitraud vem demonstrando sua insatisfação quanto gasto que vai ser gerado com esse aumento.

“Câmara vota agora MP 971 que AUMENTA SALÁRIOS de policiais e bombeiros do DF, os mais bem pagos do país. Custo de MEIO BILHÃO por ano, em plena pandemia. Governo e oposição juntinhos em defesa das corporações e de quebrar o país. ÚNICO partido a solicitar retirada de pauta: NOVO”, escreveu ele.

Votos Favoráveis

Partidos como o PCdoB, Democratas, entre outros, são favoráveis a MP. De acordo com representante do PCdoB, por exemplo, o dinheiro que será investido para arcar com esse reajuste salarial não vai sair de outras áreas, como muitos dizem, pois ele já estava previsto no orçamento da União.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.